Publicado por Redação

Feto Macho. Se você achou esse nome estranho e desconhecido, espere só até ver de qual planta o nome se refere. Trata-se da samambaia, que também é conhecida por fetanha macha, samambaiaaçu, samambaia-cumaiú e feto macho.

O feto macho é uma planta que pode atingir até 1,5 metro de altura. As folhas nascem diretamente do risoma. Ela é uma planta de uso ornamental, muito resistente a clima secos, mas também pode ser usada para tratar de problemas de saúde.

Uso medicinal do feto macho

A planta possui propriedades antireumáticas e anti-inflamatórias. Geralmente a parte que é usada para esses fins é o broto ainda jovem. Essa parte da planta também é muito usada para combater as tênias e as lombrigas.

Feto macho

Foto: depositphotos

O feto macho é uma planta rica em iodeto e filicilina, esta ultima derivada do floroglucinol. Sua ação está concentrada na paralisação dos parasitas intestinais.

Devido ao efeito tóxico que o rizoma da planta apresenta, todo o uso medicinal dela deve ser prescrito pelo médico, a fim de evitar problemas de proporções maiores para a saúde do ser humano.

Se consumida em excesso pode causar náusea, vômito, delírio, dificuldade respiratória e colapso cardíaco. Em dose muito forte, o produto causa lesões irreversíveis do nervo óptico.

Outra forma de usar a planta em benefício da saúde é através da decocção das folhas. Ela serve para tratar feridas difíceis de sarar, abscessos, furúnculos, carbúnculos, chagas e é também usada contra dores reumatismais.

ATENÇÃO: Nosso conteúdo é apenas de caráter informativo. Todo procedimento deve ser acompanhado por um médico ou até mesmo ditado por este profissional.