Publicado por Redação

A planta fitolaca também é conhecida como caruruaçi, erva-dos-cachos, erva-de-laca, espinafre-macio, uva do Canadá, tintureira-vulgar, fitolaca americana, uva-turca, vinagreira e uva-dos-passarinhos. Os frutos dela amadurecem no outono e é geralmente encontrada em áreas abertas, ao longo de cercas e florestas. Pode ser achada principalmente na região do Nordeste, Sudeste e Sul. A fitolaca é indicada para tratamentos de prisão de ventre, reumatismo e atua como anti-inflamatória, depurativa e antiobesidade.

Fitolaca

Foto: Reprodução

Características

A fitolaca é um arbusto que pode crescer até quatro metros. A planta tem um caule ereto e avermelhado, possui grandes folhas que se afinam nas extremidades, flores brancas e em grande número. As partes que podem der usadas são as raízes, folhas e frutos.

Propriedades

A planta possui uma lista bem extensa de ativos. Entre eles, as saponinas triterpenicas, geninas, fitolacagenina, ácido jaligonico, ácido fitolacagenico, ácido fitolacinico, ácido esculentico, fitolacosideos A, B, D, E, e G, fitolacasaponinas B, E, e G; Triterpenos livres, proteínas antivirais da fitolaca (PAP – pokeweed antiviral proteins).

Na raiz, a lista de propriedades continua crescendo: Esterois: a-espinasterol, proteinas mitogenicas, sementes, como lignanas, americaninas A, B, e D, ame-ricanol A, isoamericanol A, esteres, eteres metílicos, peptidio antifungal com 4 kD, PAFP-s, protefnas antivirais da fitolaca (PAP – pokeweed antiviral proteins). Para completar a lista, nas frutas, estão: proteínas, enzimas proteases de cisteina, fitolacainas G e R, as lectinas C, D1, e D2 ligam-se a quitina.

Como usar?

As folhas da planta são usadas bastante na medicina caseira. As menores são vendidas comercialmente em latas. Também se pode usar como tinta o suco das bagas e como corante para vinhos. O chá é o mais usado no consumo da planta. Coloque duas colheres de sopa da erva em litro de água, quando ferver desligue. Deixe a panela tampada e abafada, em média, 10 minutos. Feito isso, coe e está pronto para beber. O ideal é tomar de duas a três xícaras ao dia.

Contraindicações

Mulheres que estão grávidas não devem consumir a planta, pois ela tem uma ação estimulante ao útero, incluindo componentes tóxicos. Ela é famosa por afetar o ciclo da menstruação. Assim como pode causar distúrbio gastrointestinal e gerar toxicidade forte, com a ingestão de folhas e frutas não cozidas. É até comum em crianças que ingerem acidentalmente. A polpa dela quando bem cozida pode-se comer.

Pra se ter uma ideia, menos de 10 frutas não cozidas podem intoxicar uma pessoa adulta. Se acontecer a ingestão da mesma crua, os sintomas são: Diarreia, vômitos, náuseas, espasmo estomacal, tontura e dor de cabeça. Eles podem durar de 24 até 48 horas.

ATENÇÃO: Nosso conteúdo é apenas de caráter informativo. Todo procedimento deve ser acompanhado por um médico ou até mesmo ditado por este profissional.