Publicado por Redação

A flor de laranjeira é muito utilizada na medicina e culinária, seus benefícios são diversos, e o principal deles é o de combater a insônia. Essa planta além de possuir os benefícios medicinais, possui ainda poder afrodisíaco. Conheça agora um pouco mais sobre essa planta.

A flor de laranjeira

A flor de laranjeira é uma planta medicinal muito conhecida por ter um efeito calmante, é utilizada em casos de distúrbios do sono ou de tensões nervosas. É muito apreciada na culinária devido às suas famosas propriedades terapêuticas. A partir da flor de laranjeira é possível fazer seu chá, extrair o óleo essencial e elaborar a água de flor de laranjeira.

Características

Cientificamente conhecida como Citrus aurantium L., a flor de laranjeira pertence à família das Rutaceae, cresce principalmente nos países do sul. Essa flor pode crescer em três tipos de pés de fruta diferentes: na laranjeira, no limoeiro e na cidreira. Ela é uma flor de cor branca, com pétalas finas e muito macias, possui ainda um aroma delicado.

Flor de laranjeira

Foto: Reprodução

Propriedades e usos

A flor de laranjeira possui diversos benefícios devido às suas propriedades, veja alguns dos principais deles:

  • Combate a insônia e as dores menstruais devido às suas propriedades analgésicas e aromatizantes, que facilitam o sono e aliviam até a dor de cabeça. Para estes casos o ideal é usar a água de flor de laranjeira ou o chá dela.
  • Combate problemas de ansiedade e nervosismo, bem como indigestões leves, devido às suas propriedades hipnóticas e ansiolíticas. A flor de laranjeira permite reduzir a dor estomacal e acalmar as náuseas e vômitos.
  • Tratar dores de garganta, combater a tosse e favorecer o correto funcionamento dos rins. Quando é feita a infusão da flor de laranjeira é aconselhável complementar com outros ingredientes que possam potencializar suas propriedades, como o limão, o mel ou a canela.
  • Equilibrar os níveis de colesterol, por possuir um alto conteúdo de pectina, a flor de laranjeira tem propriedades antidiarreicas. Lembrando que para equilibrar esses níveis, é preciso também fazer uma dieta adequada.
  • Possui poder afrodisíaco, o perfume dessa flor inspira bons sentimentos e diminui a tristeza.

Contraindicações e efeitos colaterais

Não consta nenhum registro de contraindicação ou efeito colateral a respeito do consumo da flor de laranjeira, porém é importante saber que mulheres grávidas, menores de 6 anos e pessoas com gastrite ou doenças neurológicas como Parkinson não devem tomar óleos essenciais de nenhum tipo, nem de flor de laranjeira.

ATENÇÃO: Nosso conteúdo é apenas de caráter informativo. Todo procedimento deve ser acompanhado por um médico ou até mesmo ditado por este profissional.