Publicado por Redação

A folha-da-fortuna (Bryophyllum pinnatum) é uma planta medicinal da família das Crassulaceae. É também popularmente conhecida como flores-da-fortuna, folha-da-costa, erva-da-costa, folha-grossa, folha-da-vida, coirama, coirama-branca, coirama-brava, roda-da-fortuna, saião, saião-roxo, amor-verde, paratudo, planta-do-amor, sempre-viva, dentre outros nomes. A folha-da-fortuna é originária da África, é uma planta sublenhosa, perene, carnosa, que cresce até 1,5 metros, suas flores são hermafroditas, penduladas, de cor verde-pálidas ou amarelo-avermelhadas. A parte utilizada da planta são as folhas frescas. Há séculos, a folha-da-fortuna é utilizada como medicamento pelos povos indígenas e ribeirinhos. Confira a seguir os benefícios e as indicações desta planta.

Folha-da-fortuna

Foto: Reprodução

Propriedades medicinais

A folha-da-fortuna possui propriedades emoliente, cicatrizante e anti-inflamatória. A planta é rica em alcaloides, triterpenos, glicosídeos, flavonoides, esteróides e lipídios.

Os usos da folha-da-fortuna variam de acordo com o país onde é cultivada e com os povos que a utilizam. Por exemplo, no Equador, os habitantes locais usam a infusão das folhas da folha-da-fortuna no tratamento de ossos quebrados e hematomas internos; no Peru, indígenas misturam a folha com aguardente e utilizam a mistura para o tratamento de dores de cabeça; em algumas tribos da Amazônia, o suco das folhas frescas da planta é misturado ao leite da mãe, sendo utilizado para curar dores de ouvido, além da infusão da planta ser geralmente usada para infecções respiratórias, tosse e febre; em tribos africanas, o suco da folha misturado ao óleo de coco ou de andiroba é considerado uma loção eficaz para aliviar enxaquecas.

O uso tradicional da folha-de-fortuna para o tratamento de doenças infecciosas é sustentado por pesquisas que indicam que as folhas da planta possuem atividades antibacteriana, antiviral e antifúngica.

A folha desta planta é bastante suculenta e deve ser amassada para obter-se o suco, que é colocado diretamente em cortes, arranhões, queimaduras e outros ferimentos na pele.

Indicações

A folha-da-fortuna é utilizada em casos de coqueluche e demais afecções do aparelho respiratório; tratamento de furúnculos e queimaduras; tratamento de úlceras e gastrites; inflamações; feridas; dores de cabeça, estômago, dente, ouvido; infecções bacterianas.

Como utilizar a folha-da-fortuna?

  • Cataplasma – Aqueça a folha e coloque sobre o local afetado, no caso de furúnculos. Em caso de queimaduras ou outros ferimentos, faça uma pasta com a folha e coloque sobre a região machucada.
  • Suco – Bata no liquidificador uma folha com uma xícara (chá) de água. Tome duas vezes ao dia, entre as refeições.

Contraindicações

A planta não deve ser utilizada durante longos períodos de tempo ou por pessoas com deficiência no sistema imunitário.

ATENÇÃO: Nosso conteúdo é apenas de caráter informativo. Todo procedimento deve ser acompanhado por um médico ou até mesmo ditado por este profissional.