Publicado por Redação

O nome científico do Louro é Laurus nobilis, pode ser facilmente encontrado em mercados e lojas de produtos naturais e a parte utilizada é a folha. Comumente utilizadas na culinária brasileira, as folhas de louro possuem um odor forte e característico. Suas árvores podem chegar aos vinte metros de altura. Antigamente, na Grécia, os ramos eram utilizados para fazer coroas que eram dadas aos atletas campeões de provas olímpicas, tornando-se desta forma um símbolo de vitória. Eram também utilizadas pelos reis de Roma. As folhas são uma iguaria da culinária utilizada no Brasil inteiro para o preparo de pratos como o feijão, sopas e carnes. Além de dar um sabor inigualável, ajuda na digestão, por isso é muito usada em pratos mais pesados e gordurosos.

Folhas de Louro

Foto: Reprodução

Propriedades

Seus nutrientes ajudam na prevenção de várias doenças. O potássio, cálcio, hidratos de carbono, fibra, fósforo, magnésio, ácido fólico, vitaminas B6 e C, entre outros, podem fazer muito bem à saúde, agindo de muitas maneiras. Tem ação diurética, antirreumática, anti-inflamatória, digestiva, estimulante e expectorante.

Os benefícios do louro

Facilita o trabalho dos rins e a eliminação de líquidos, atua como expectorante em casos de gripes, resfriados, bronquites, sinusites e outras doenças do aparelho respiratório, alivia dores articulares e musculares causadas por artrites e reumatismos em idosos, regula o ciclo menstrual, combate o estresse e a ansiedade, trata problemas digestivos, inflamações no fígado, nos ouvidos, na pele, dores de cabeça e gases, além de ajudar no emagrecimento saudável.

O chá pode ser bom ainda para quem abusou nas bebidas alcoólicas, auxiliando na diminuição dos efeitos da ressaca, incluindo as dores de cabeça, enjoos, indisposição e desidratação.

O preparo do chá

Para cada xícara de chá de água, use uma folha de louro. Leve a água ao fogo e quando alcançar fervura desligue. Acrescente as folhas de louro proporcionais ao tanto de água colocado, tampe e deixe em infusão por dez minutos. Tire as folhas de louro e beba uma xícara antes das refeições para auxiliar na digestão.

Efeitos colaterais e contraindicações

O chá deve ser evitado por pessoas que têm o estômago sensível, uma vez que pode acabar sendo prejudicial. É contraindicado para mulheres gestantes ou em fase de amamentação. O chá pode causar sonolência quando consumido em excesso.

ATENÇÃO: Nosso conteúdo é apenas de caráter informativo. Todo procedimento deve ser acompanhado por um médico ou até mesmo ditado por este profissional.