Publicado por Redação

O freixo espinhoso é uma planta da família das Rutaceae. Dependendo do local onde é encontrada, pode ser conhecida também por clave de Hércules ou espinheiro cinza do sul. A planta também é conhecida como famoso remédio fitoterápico na América do Norte, pois sua ação está ligada ao combate a dor de dente, entre outros problemas.

Características físicas da planta

Identificada como sendo uma árvore espinhosa e aromática, o freixo espinhoso pode alcançar até 17 metros de altura. Porém, a maioria das espécies encontradas não chegam a essa altura toda. Seu caule é espinhoso, enquanto as folhas são glabras e coriáceas.

freixo-espinhoso

Foto: reprodução/site wikimedia

As flores do freixo espinhoso são pequenas e na cor branca. Os frutos possuem formato de cápsula e carregam várias sementes negras.

Ela começou a ser usada para combater dores de dentes por causa do entorpecimento da boca, dentes e língua que ela provocava. Seu consumo era feito de forma direta, onde as pessoas a mastigavam para usufruir dos benefícios medicinais.

Propriedades medicinais

Com o passar dos tempos, a planta continuou sendo utilizada com relevância para tratar de problemas relacionados à saúde. Além do efeito analgésico, foi descoberto que o freixo espinhoso possuía vários outros princípios ativos, entre eles: antirreumático, diaforético, anti-inflamatório, estimulante circulatório, antibacteriano e estimulante da transpiração.

Sendo assim, a planta acabou sendo usada para estimular o fluxo sanguíneo e a eliminação os resíduos maléficos do organismo, aliviar sintomas reumáticos resultantes de tensão muscular ou má circulação. De acordo com a prescrição médica, a planta pode ainda ser combinada com remédios anti-inflamatórios ou antirreumáticos, o que vai acelerar a recuperação.

ATENÇÃO: Nosso conteúdo é apenas de caráter informativo. Todo procedimento deve ser acompanhado por um médico ou até mesmo ditado por este profissional.