Publicado por Redação

Com o nome científico Fraxinus angustifólia, a planta freixo é uma árvore pertencente à família das Oleáceas, assim como a oliveira. De tamanho mediano, ela pode alcançar até 25 metros de altura e suas folhas formam cachos pendentes. Muito se especulou sobre a planta, já que se tornou comum consumir seu chá ou encontrá-la em cápsulas em farmácias e lojas de produtos naturais. Conheça melhor a planta, suas propriedades e benefícios, e descubra o que ela pode fazer pela sua saúde.

Freixo

Foto: Reprodução

Constituintes e indicações

A planta freixo é constituída por iridóide, flavonoides, taninos e rutosídeos. Suas propriedades mais marcantes são anti-inflamatórias e diuréticas, e a maior indicação de freixo é para o tratamento de reumatismo. No entanto, ela também é eficaz para combater gota, artrite, artrose e até mesmo celulites.

Como age a planta?

O consumo regular da planta freixo estimula a eliminação de líquidos, o que reduz o inchaço corporal. Um grande problema da retenção de líquidos é que, além de aparentar um indivíduo acima do peso, pode resultar num mau aspecto da pele, principalmente em celulites. A celulite é um dos maiores sinais que o corpo dá de que não está funcionando como deveria, e o líquido que deveria ser de alguma forma expelido está tomando caminhos indevidos e prejudicando o funcionamento ideal do organismo e o aspecto corpóreo geral. Assim, um tratamento regular com cápsulas de freixo ou seu chá pode eliminar gradativamente a retenção de líquidos, e consequentemente a celulite.

Como anti-inflamatório, o freixo é eficiente no tratamento de reumatismos e costuma ser utilizado também por adeptos de esportes e musculação, que vez por outra sofrem dores musculares inflamatórias.

Modo de consumo

Se optar por consumir o freixo em cápsulas, basta seguir a posologia encontrada na embalagem do produto. No entanto, se preferir preparar o chá, leve ao fogo 200 ml de água e 2 folhas de freixo. Deixe ferver por 10 minutos, então coe e beba o chá três vezes ao dia, antes das refeições principais.

Atenção

Embora não sejam encontrados relatos de contraindicações ou efeitos colaterais pelo consumo da planta freixo, é importante ter consciência de que cada organismo é único e pode reagir de forma inesperada. Todo tratamento medicamentoso – natural ou fármaco – deve ser acompanhado por um médico de confiança e por ele orientado.

ATENÇÃO: Nosso conteúdo é apenas de caráter informativo. Todo procedimento deve ser acompanhado por um médico ou até mesmo ditado por este profissional.