Publicado por Redação

O funcho é uma erva originária do mediterrâneo cultivada atualmente em diversas regiões. Desenvolve-se bem em climas temperados ou subtropicais, e no Brasil é uma das ervas mais usadas para chás e na indústria cosmética. Mais conhecido como anis ou erva doce, o funcho possui muitos benefícios para a saúde.

Funcho

Foto: Reprodução

Propriedades nutricionais e benefícios

Rica em fibras, ferro, cálcio, fósforo, potássio, cobre, zinco e vitaminas A, C e do complexo B, a erva doce atua em diversas partes do organismo, auxiliando no tratamento de doenças.

Indicado para tratamento de problemas gastrointestinais, o chá de funcho melhora a digestão, acaba com flatulências e combate diarreias. Atua ainda como calmante, sendo indicada para insônia e ansiedade, além de combater os inchaços provenientes de retenção de líquidos, devido à sua função diurética. Suas propriedades envolvem ainda ação antiespasmódica, estimulante, relaxante, vermífuga, antirreumática, relaxante muscular, além de atuar na prevenção de mau hálito, flatulência e prisão de ventre.

O chá é eficaz também na prevenção de azias, alívio de enjoos, produção de leite nas mães e efeito laxante.

Chá de erva doce

O chá pode ser encontrado para venda em sachês, ou então pode ser comprado em casas de produtos naturais. Para o preparo, use a proporção de uma colher de chá de sementes para cada xícara de água fervente. Adicione a água em um recipiente, e leve ao fogo. Espere até alcançar fervura, e então adicione as sementes ou folhas. Desligue o fogo, tampe e deixe até amornar. Coe e beba em seguida.

Para bebês, o chá deve ser usado apenas com orientação médica e em pequenas quantidades. Faça a receita com menos erva do que para adultos, adoce com mel e dê duas a três colheres do chá por dia. Como auxiliar na eliminação das cólicas, em conjunto com o chá, faça massagens suaves com movimentos de cima para baixo na barriga do bebê. Coloque-o deitado de barriga para baixo por alguns momentos, ou use bolsa de água morna sob a barriga dele. Caso os sintomas não melhorem após uma hora de tentativas, procure o pediatra.

Cosméticos

Devido ao seu cheiro suave e seus benefícios para a pele, o funcho é muito usado para confecção de produtos de beleza. Xampus, condicionadores, sabonetes e cremes hidratantes são feitos com a erva doce, e são muito populares. O óleo usado para a confecção desses produtos oferece um efeito calmante para a pele, além de tonificar e limpar. Cremes feitos com o funcho previnem rugas e minimizam a aparência de linhas finas.

Precauções

A quantidade máxima consumida deve ser de três xícaras ao dia, pois em maiores quantidades podem trazer problemas digestivos. O chá deve ser evitado por gestantes, uma vez que, quando consumida também em grandes quantidades, pode levar ao aborto.

ATENÇÃO: Nosso conteúdo é apenas de caráter informativo. Todo procedimento deve ser acompanhado por um médico ou até mesmo ditado por este profissional.