Publicado por Redação

A planta galangal – cientificamente chamada de Alpinia galanga – pertence à família Zinginberaceae, a mesma família que o gengibre. Seu sabor é suavemente picante e seu aroma é agradável. Podendo alcançar até 2 metros de altura, é reconhecida por suas flores brancas levemente esverdeadas e com a ponta em tom vermelho escuro, assim como por suas largas e longas folhas vedes. É popularmente conhecida também como galanga, alpínia e gengibre siamês. Seus rizomas possuem cor que varia entre o laranja e o marrom, e seus frutos assemelham-se a bagas vermelhas. Originária da China, pouco tempo após ser descoberta a galangal foi levada para a Europa, quando o herborista Hildegard de Bingen a chamou de “tempero de vida”, acreditando que a planta era um presente das divindades para evitar doenças.

Galangal

Foto: Reprodução

Propriedades

As principais propriedades da galangal são: antifúngicas, aromáticas, afrodisíacas, antirreumáticas, antibacterianas, carminativas, estimulantes, digestivas, diaforéticas e tônicas.

Constituintes

A galangal possui em sua constituição óleo essencial (eucaliptol, cineol, pineno e eugenol), lactonas (galangol, galangina, alpininha e canferida) e sesquiterpene.

Benefícios

Comumente a galangal é receitada por homeopatas, além de constituir diversos medicamentos fitoterápicos. Seu consumo é indicado principalmente para reumatismos, gripes e resfriados, mau hálito, problemas estomacais como má digestão, náuseas e enjoos, bronquite, úlceras, cólera, artrite, gases intestinais, malária, má circulação sanguínea, diarreia e soluços.

Importante!

Até o presente momento não foram relatados efeitos colaterais causados pelo uso da planta galangal. No entanto, é sempre essencial buscar orientação e acompanhamento médico antes, durante e depois de todo e qualquer tratamento medicinal, seja ele natural ou não. Caso esteja consumindo alguma outra medicação, a busca por orientação médica antes do consumo da planta galangal é indispensável; o mesmo se aplica a gestantes, lactantes e crianças menores de dez anos de idade.

Onde encontrar?

No Brasil a planta galangal não é facilmente encontrada em lojas populares, mas pode ser adquirida em lojas próprias de produtos naturais, em algumas farmácias, em lojas de homeopáticos e fitoterápicos, e online em algumas sites na internet.

ATENÇÃO: Nosso conteúdo é apenas de caráter informativo. Todo procedimento deve ser acompanhado por um médico ou até mesmo ditado por este profissional.