Publicado por Redação

Pouca gente conhece, mas a galium verum L., ou simplesmente gálio, é uma planta com inúmeras propriedades benéficas para garantir a saúde do corpo humano. O rizoma da árvore é bastante ramificado e de cor castanho-claro e suas raízes parte de nós. O chá feito com suas folhas são capazes de atenuar algumas doenças e evitar o desenvolvimento de outras. Neste artigo, você irá conhecer melhor como é essa planta e quais são as capacidades dela no nosso organismo.

Gálio: uma rubiácea vivaz

Por ser da família da rubiácea, o gálio tem ramos que saem ao exterior e alcançam de 20 a 80 centímetros de altura, além disso são roliços, com nós um pouco mais engrossados. Já as folhas brotam ao redor dos nós e em números que variam entre oito e 12 em cada um. Elas também são estreitas, lineares, com os bordos enrolados até a face inferior, agudas e com numerosos pelos rígidos, fator que lhes conferem uma certa aspereza.

Essa planta possui numerosíssimas flores, as quais se agrupam em um ramalhete terminal e possuem uma cor amarelada. Com relação aos frutos, são formados em pequenos grãozinhos acoplados, secos, lisos e sem pelos.

Gálio

Foto: Reprodução/ internet

Propriedades e benefícios do gálio

Por ser considerada uma planta antiescorbútica, é capaz de tratar a doença chamada escorbuto, essa afeta a saúde das gengivas, fazendo com que as mesmas sangrem, inchem e incomodem o paciente. Possui também uma capacidade adstringente, essa substância consegue contrair elementos, na boca, por exemplo, faz isso com a mucosa. Na medicina, essa propriedade é usada para tratar e controlar hemorragias.

O gálio combate espasmo musculares, pois é antiespasmódica. Doenças como a herpes virose crônica orais, genitais e cutâneas, bem como suas manifestações de reincidência são combatidas por essa poderosa planta, pois nela está a capacidade anti-herpética. Acaba também com a transpiração e suor excessivo no corpo.

Além disso, essa rubiácea tem propriedades diuréticas, o que implica dizer que ela funciona bem nos rins, aumentando o fluxo urinário que eliminam substâncias maléficas no corpo humano.

ATENÇÃO: Nosso conteúdo é apenas de caráter informativo. Todo procedimento deve ser acompanhado por um médico ou até mesmo ditado por este profissional.