Publicado por Redação

A gatária é também conhecida como erva-dos-gatos, erva-de-gato, erva-gato e bálsamo-do-campo. É Pertence a família das Lamiaceae e seu nome científico é Nepeta Cataria.

A gatária é muito utilizada para tratamentos de: alergias, amenorreia ansiedade, artrite, bronquite, catapora, cólica, contusões, deslocamentos, diarreia, dismenorreia, dispepsia, doenças de movimento, sarampo, soluço, urticárias e dor de cabeça.

Neste artigo, vamos conhecer um pouco mais sobre os benefícios desta planta que quando consumida traz melhorias a saúde, confira!

Gatária e suas propriedades medicinais

É muito utilizado na medicina alternativa como antibacteriano moderado. Suas folhas frescas quando mastigadas são excelentes para aliviar a dor de cabeça ou dor de dente.

É considerada um ótimo calmante natural, além disso, combate intensas dores de estômago. A gatária também pode ser utilizada para banhos medicinais, aliviando a tensão muscular, nervosismo e cólicas.

Gatária

Foto: Reprodução/ internet

A planta fervida em água quente e aplicada com uma toalha morna (compressa) é perfeita para diminuir o efeito de dores, como as de deslocamentos e de contusões.

É ideal para combater irritações no couro cabeludo, basta enxaguar os cabelos com as folhas da planta fervida em água, (aplicando em temperatura morna ou fria). Além disso, os efeitos positivos para problemas de inflamação, alergias e até mesmo para hemorroidas são solucionados rapidamente.

Por que os gatos adoram a erva gatária?

A planta em contato direto com os gatos é muito prazerosa para eles, embora a reação proporcionada permaneça por pouco tempo, (após duas horas o gato se recompõe).

A erva é colhida quando a produção de seu cheiro atinge o nível máximo e suas flores e folhas são desidratas cuidadosamente para a preservação do odor. Seu cheiro afeta os felinos de forma afrodisíaca, deixando os gatos eufóricos.

Gatária e sua utilização como tempero

Das folhas jovens de gatária é possível realizar molhos e acrescentar em saladas. As folhas podem ser cozinhadas ou assadas junto com carnes (como um condimento, tempero), desenvolvendo um sabor diferenciado nos alimentos.

1° Receita: chá de gatária

  • 5 gramas de gatária desidratada;
  • 1 xícara de chá de água fervente.

Ferva a xícara de chá de água junto as 5 gramas de gatária, por cerca de 3 minutos. Desligue o fogo e deixe esfriar. Coe e beba em temperatura ambiente ou morna. Consumindo o chá desta forma é ideal para diminuir dores de estômago.

Caso veja a necessidade de adoçar o chá, utilize preferencialmente mel.

2° Receita: gatária com suco de frutas

  • 10 gramas de gatária desidratada;
  • 1 xícara de chá de água fervente.
  • 1 pedaço de mamão maduro picado;
  • Meia maçã com casca picada;
  • 5 morangos;
  • 1 pedaço de melancia picado.

Ferva a xícara de chá de água junto as 10 gramas de gatária, por cerca de 3 minutos. Desligue o fogo e deixe esfriar. Coe o chá e coloque-o no liquidificador acompanhado de todas as frutas mencionadas acima. Bata por cerca de 3 minutos.

Consumir o suco durante as principais refeições (almoço e jantar). Não adicione açúcar.

ATENÇÃO: Nosso conteúdo é apenas de caráter informativo. Todo procedimento deve ser acompanhado por um médico ou até mesmo ditado por este profissional.