Publicado por Redação

O gerânio, de nome científico Pelargonium hybridum, é uma planta medicinal também popularmente conhecida como malva-cheirosa, gerânio cheiroso e malva-rosa. Originário da África, o gerânio é uma planta indicada para as mulheres, pois alivia os terríveis sintomas da tensão pré-menstrual e trata a celulite, além de proporcionar outros benefícios à saúde.

Gerânio

Foto: Reprodução

As propriedades do óleo de gerânio

O óleo de gerânio possui um aroma agradável e bem similar ao aroma exalado pelas rosas e é conhecido, principalmente, por amenizar os efeitos da TPM. É também conhecido como “óleo da coragem” por estimular a força de vontade e determinação nas pessoas para que elas enfrentem os desafios cotidianos. O gerânio possui as seguintes propriedades: ação adstringente, antidepressivo, bactericida, diurético, antisséptica, cicatrizante e repelente de insetos.

Os benefícios e as indicações de uso

O óleo de gerânio traz os seguintes benefícios:

  • Alívio dos sintomas da menopausa;
  • Diminui a irritação;
  • Trata cólicas menstruais;
  • Combate dores musculares;
  • Ameniza os sintomas da tensão pré-menstrual;
  • Ajuda a combater as dores de cabeça;
  • Trata a celulite e outros problemas de pele;
  • Trata dores no rosto.

Como usar o gerânio?

Para fins terapêuticos, o gerânio é utilizado em forma de óleo ou folhas secas.

  • Para tratar problemas de pele: Aplique o óleo de gerânio sobre a pele para combater inflamações como eczemas, acnes, queimaduras, fungos, estrias e celulites. Este processo também serve para melhorar a aparência da cútis: basta aplicar sobre a pele ressecada.
  • Relaxante: Aplique o óleo sobre a pele, geralmente com uma massagem terapêutica nas regiões do corpo que mais acumulam estresse e tensão. Esse processo também é indicado para reduzir as dores musculares.
  • Para tratar problemas gastrointestinais: Para diminuir os sintomas de diarreia e hemorragias internas, adicione as folhas secas de gerânio a uma xícara de água fervente.

Aplicação na aromaterapia

O uso do gerânio na aromaterapia pode auxiliar no controle de vícios como a nicotina e o álcool. Os benefícios proporcionados pelo óleo de gerânio também se estendem à alimentação e ao emagrecimento. A energia liberada pelo óleo fornece mais força para que o indivíduo se mantenha em uma dieta com alimentação saudável e, consequentemente, emagreça com mais eficiência.

Contraindicações e precauções

O gerânio não é recomendado para mulheres grávidas ou em fase de lactação, pois estimula certas secreções hormonais. Em alguns casos raros, o uso da planta pode ter um efeito estimulante.

ATENÇÃO: Nosso conteúdo é apenas de caráter informativo. Todo procedimento deve ser acompanhado por um médico ou até mesmo ditado por este profissional.