Publicado por Redação

O ginseng, de nome científico Panax ginseng, é uma planta com propriedades medicinais, também popularmente conhecida como ginseng-coreano ou ginseng-chinês. Confira a seguir as propriedades, os benefícios e as indicações de uso desta raiz!

Ginseng

Foto: Reprodução

Propriedades medicinais

  • Ação estimulante;
  • Revitalizante;
  • Estimulante do apetite;
  • Tônica;
  • Febrífuga;
  • Regula a pressão sanguínea;
  • Reduz a taxa de colesterol;
  • Analgésica;
  • Afrodisíaca.

Benefícios e indicações de uso

Devido às suas propriedades, o ginseng auxilia no tratamento da fadiga, debilidade, estresse, falta de concentração, bradicardia, impotência, depressão, astenias física e psíquica, problemas de fertilidade masculina e arteriosclerose.

Um bom tratamento para a disfunção erétil

Utilizada pela medicina chinesa há milhares de anos, o ginseng pode ser a solução para a impotência sexual masculina, de acordo com um estudo realizado na Coreia do Sul. A pesquisa, feita em mais de 100 homens diagnosticados com o problema, demonstrou que um medicamento natural feito à base de ginseng combateria a disfunção erétil dentro de algumas semanas.

Embora medicamentos como o Viagra e outros tenham sido desenvolvidos e revolucionado o tratamento na última década, aproximadamente 30% dos homens não apresentam melhora ao utilizar estas drogas. Os resultados da pesquisa, publicados na Revista Internacional de Pesquisa em Impotência, indicaram uma melhora significativa em todos os aspectos da função sexual do grupo de homens que tomou o medicamento com extrato de ginseng.

Como usar o ginseng?

A planta pode ser encontrada à venda em lojas de produtos naturais, farmácias de manipulação e alguns mercados. A parte utilizada do ginseng é a sua raiz.

  • Cozimento do ginseng: Coloque 100 ml de água para ferver e, quando começar a borbulhar, adicione 2,5g de ginseng. Tampe o recipiente e deixe em fogo baixo por cerca de 10 a 20 minutos. Após isso, coe a mistura. Deve ser utilizado no mesmo dia de seu preparo.

Contraindicações e efeitos colaterais

O ginseng é contraindicado para indivíduos com pressão alta ou doenças agudas e para mulheres gestantes e lactantes. É necessário ter atenção com a quantidade utilizada, pois, em doses excessivas (acima de 8 gramas ao dia), podem ocorrer reações adversas, tais como hipertensão, nervosismo, insônia, diarreia e erupções na pele. Lembre-se de consultar um médico de sua confiança para ter certeza de que determinado medicamento (mesmo sendo natural!) pode ser utilizado por você.

ATENÇÃO: Nosso conteúdo é apenas de caráter informativo. Todo procedimento deve ser acompanhado por um médico ou até mesmo ditado por este profissional.