Publicado por Redação

Heliotrópio, de nome científico heliotropium europaeum, é uma planta da família das boragiaceas que pode alcançar entre um e cinco metros de altura. Também conhecida como erva das verrugas, tornassol, tornassol com pelos, verrucária ou verrucária peluda, a planta possui um cheiro agradável e coloração acinzentada ou esverdeada. Possui a corola branca ou lilacínea, afunilada ou assalveada. Sua inflorescência não é bracteada e as folhas são elípticas e, assim como os caules, cobertas de pelos suaves. A planta é considerada em algumas localidades como uma erva daninha que cresce na estrada, mas também pode ser usada como planta ornamental.

Suas sementes germinam principalmente durante a primavera e tornam-se bastante resistentes à seca devido a um sistema radicular profundo. Suas flores surgem dentro de algumas semanas e continuam durante o verão, normalmente morrendo no período do inverno.

Seu nome deriva da característica comum das plantas do gênero: helio que significa sol, e tropium, que significa virar-se para, remetendo ao fato de que as flores seguem o movimento do sol durante o dia.A planta anual é nativa da região mediterrânea, podendo ser encontrada de forma dispersa ao sul e à oeste da Europa, norte da África, sudoeste asiático, além das ilhas da Macaronésia, com exceção a Cabo verde.

Heliotrópio

Foto: Reprodução/ internet

Sua introdução em outros continentes foi, provavelmente, acidental, e em algumas regiões da Austrália, inclusive, encontrou excelentes condições para o desenvolvimento, de forma que, inclusive, interferiu no equilíbrio ecológico da região.

Benefícios e propriedades

Originária da Europa, a planta possui propriedades antisséptica, cicatrizante, febrífuga e emenagoga, ajudando a desinfetar e acelerar a cicatrização de feridas, além de ativar a menstruação e estimular o funcionamento da vesícula biliar.

Seu uso para fins medicinais foi relatado em uma ordem emitida por Carlos Magno, o Capitulare de vilis, em que consta que suas terras eram usadas para cultivar uma grande quantidade de ervas, que inclui o heliotropium europaeum.

Contraindicações e toxicidade

É bastante comum encontrarmos animais que foram mortos por intoxicação causada por essa planta, fato comum entre gado e cavalos, que são mais suscetíveis do que os ovinos. A planta é venenosa e contém alcaloides pirrolizidinicos.

ATENÇÃO: Nosso conteúdo é apenas de caráter informativo. Todo procedimento deve ser acompanhado por um médico ou até mesmo ditado por este profissional.