Publicado por Redação

Popularmente conhecido no Brasil como erva de São João, a planta hipérico é usada como remédio fitoterápico e também na criação de vários remédios homeopáticos. Seu uso é indicado como calmante, antidepressivo, eficaz no alívio de irritação e estresse, contra diarreias, inflamações, nervosismo e insônia, além de ser um sedativo e também agir como vermífugo no corpo humano. Com fortes princípios ativos como poliferóis, rutina, quercitina, colina, pectina e hipericina, pode ser usada para transtornos hormonais causados por menopausa, enxaquecas e neuralgia.

Hipérico

Foto: Reprodução

Encontrado tanto em farmácias tradicionais quando em de manipulação, pode ser encontrada na forma de comprimido, tintura, erva para chá e pó.

Você sabe o que é depressão?

É uma doença de sintomas variados que, pode afetar nosso humor, nossas emoções e comportamentos, fazendo com que os níveis de dois ou mais hormônios cerebrais, a serotonina e/ou norepinefrina fiquem mais baixos. Os remédios existentes para esta enfermidade buscam equilibrar os níveis destas substâncias. Como a depressão quase sempre vem associada com a ansiedade, costuma-se usar, além do hipérico, a kava-kava.

Com o uso dos medicamentos naturais, evita-se problemas comumente causados por medicamentos químicos como a redução da libido.

Chá de Hipérico

A erva hipérico pode ser encontrada para venda em lojas de produtos naturais, farmácias e alguns mercados. Ela chega a ser, em países como a Alemanha, mais prescrita que o Prozac, famoso remédio mundialmente usado contra a depressão. Seu chá pode ser preparado em infusão.

Para fazer o chá de hipérico, coloque 1 litro de água para ferver. Quando alcançar fervura, coloque duas colheres de sopa da erva, e deixe levantar fervura novamente. Desligue o fogo e abafe a mistura por cerca de dez minutos. O chá deve ser consumido de duas a três vezes ao dia, quente ou frio.

Contraindicações

A erva não deve ser utilizada por gestantes e usuárias de contraceptivos.

Efeitos colaterais

Em doses prescritas, os efeitos são mínimos e raros. Pode causar eritema, que são manchas vermelhas na pele.

ATENÇÃO: Nosso conteúdo é apenas de caráter informativo. Todo procedimento deve ser acompanhado por um médico ou até mesmo ditado por este profissional.