Publicado por Redação

Com o nome científico de Mentha piperita L., a hortelã é uma das plantas mais conhecidas em todo o território nacional. Embora seja originária da Ásia, passou a ser cultivada em muitos países pelo mundo, por ser uma deliciosa essência aromática e tolerar bem quaisquer condições climáticas, morrendo apenas no caso de o solo congelar por completo. Herbácea perene, a hortelã é integrante da família Lamiaceae e popularmente pode ser conhecida como hortelã das hortas, hortelã dos temperos, hortelã de leite, hortelã comum ou hortelã das cozinhas. Além de possuir aroma agradável, a hortelã é muito utilizada para incrementar pratos culinários dando um toque e sabor especial, além de ser preparada como chá para que o organismo possa se beneficiar das muitas propriedades medicinais que contém.

Hortelã

Foto: Reprodução

Constituintes e propriedades

É importante dizer que dentre o mundo dos chás e plantas medicinais, a hortelã é a mais nutritiva e saudável, haja vista ter em sua constituição as vitaminas A, B e C, cálcio, ferro, fósforo, potássio e outros nutrientes em riqueza.

Suas principais propriedades medicinais são: digestivas, antissépticas, estimulantes, vermífugas, calmantes, anestésicas, tônicas, antimicrobianas e anti-inflamatórias.

Benefícios

Quem costuma sofrer de azia, má digestão, crises de úlcera e gastrite é beneficiado pelas propriedades digestivas da hortelã, que propicia uma melhor digestão evitando dores abdominais e outros problemas estomacais. Dores de garganta também são aliviadas pela hortelã, graças às suas propriedades anti-inflamatórias.

Pessoas nervosas, insones, bipolares, deprimidas, ansiosas e hiperativas também devem fazer uso da planta, que possui fortes propriedades calmantes, sendo comumente indicada para auxiliar no tratamento desses males. Basta uma xícara de chá de hortelã em torno de uma hora antes de deitar-se para garantir uma noite de sono tranqüila e saudável.

Novamente como anti-inflamatório, a hortelã é muito utilizada por esportistas, praticantes de musculação ou pessoas em geral que sofrem com dores musculares e estiramentos. Basta preparar uma compressa com folhas amassadas da planta e azeite, deixar repousar sobre a área afetada por alguns minutos e repetir o procedimento duas vezes ao dia durante uma semana para obter alívio.

Como preparar seu chá?

Para preparar o chá de hortelã e obter todos os benefícios que ela pode lhe propiciar, lave bem as folhas da planta, leve ao fogo numa chaleira meio litro de água filtrada e acrescente 100 g das folhas de hortelã. Tampe a chaleira e deixe ferver por dez minutos. Após esse período, desligue e permita que permaneça abafada por mais dez minutos. Então, quando a temperatura estiver adequada para consumo, coe, adoce a gosto e beba duas xícaras por dia antes das principais refeições.

ATENÇÃO: Nosso conteúdo é apenas de caráter informativo. Todo procedimento deve ser acompanhado por um médico ou até mesmo ditado por este profissional.