Publicado por Katharyne Bezerra

A natureza tem uma infinidade de produtos com excelente qualidade para tratamentos medicinais. Contudo, poucas pessoas conhecem os princípios ativos, as propriedades e também os benefícios de todas as ervas. Por isso, aos poucos, é importante aprendermos o que cada planta é capaz de fazer com organismo humano e como cada remédio natural pode ser usado no corpo.

Uma destas plantas, que possui bons componentes químicos para o corpo, é a chamada imbiri. Erva pouco popular, mas que pode ser usada como muitas finalidades, desde a ornamentação como para fins medicinais e de cura para problemas externos e internos. Por estas razões, o Benefícios das Plantas traz mais informações sobre esta erva tão importante.

Informações da planta

Imbiri é uma erva que pertence a família canna angustifolia e surgiu na América do Sul. Também é conhecida por outros nomes, como coquilho, albará, e erva dos feridos. Este último termo, entretanto, é utilizado devido aos efeitos proporcionados por esta planta.

imbiri

Foto: reprodução/Wikipedia

Podendo atingir até dois metros de altura, a imbiri é plantada através de seus rizomas. Uma das características mais marcantes desta planta é a cor de suas folhas, um amarelo que confere um destaque a esta parte do vegetal.

Propriedades e benefícios da imbiri

De toda a planta, só as folhas e rizomas podem ser usados de forma medicinal. Inclusive, cada parte da imbiri tem uma propriedade diferente e tem utilizações variáveis. Por exemplo, no caso das folhas, estas são diaforética, antirreumática e cicatrizante. Já o rizoma pode ser utilizado como diurético. Desta maneira, a planta é indicada para tratar ferimentos, úlceras, queimaduras, reumatismo, otites e casos de problemas urinários.

Como utilizar esta erva?

Para tratamentos externos, utilize as plantas secas após socá-las em um pilão. O resultado deste procedimento deve ser aplicado na área afetada como cataplasma,  após 30 minutos deve ser retirado. Já quando são problemas interno, um suco com o rizoma desta erva poderá ser elaborado juntamente com água e ingerido até duas vezes ao dia.