Publicado por André Luiz Melo

O universo das plantas é vasto e repleto de espécies para as mais diversas finalidades, desde as plantas ornamentais a até mesmo as medicinais. A variedade de nomes, inclusive, é vasta e surpreendente. Muitas vezes chegando a surpreender pela diferenciação das nomenclaturas mais tradicionais. Exemplo disso é a planta chamada de ingazeiro.

A planta

Conhecido ainda como ingá, ingá-cipó, rabo-de-mico e ingá-de-metro, o vegetal ingazeiro pertence à família das fabaceae.

Propriedades medicinais

A mesma é dotada de incríveis propriedades medicinais, as quais compreendem antiartrítica, antirreumática, disentérica e adstringente.

Já as indicações medicinais da planta correspondem ao combate à dor, problemas no intestino, reumatismo, dor de cabeça, diarreia, entre outros males.

Ingazeiro

Foto: Natureza Divina

O fruto

Nativa da floresta amazônica, mas com espécies em várias regiões da América do Sul, o ingazeiro possui como fruto uma vagem cuja medida pode alcançar até um metro de comprimento, isso a depender da espécie da planta. Quinze metros é a altura máxima que a árvore do ingazeiro pode atingir.

A suas partes utilizadas, em geral, costumam ser as sementes e folhas.

Contraindicações

Até o momento nunca se constatou qualquer contraindicação ao uso da planta ingazeiro. Todavia, ainda que na medicina natural, recomenda-se o acompanhamento de cada problema por parte de um profissional médico.