Publicado por Redação

O universo da natureza está sempre surpreendendo a todos com inúmeras variedades de plantas, até mesmo com algumas de nomes bem exóticos, a exemplo da jalapão. Isso mesmo. Jalapão.

Para você, esse nome soa estranho? Nunca ouviu falar? Pois saiba que este corresponde a uma planta a qual possui características purgativas e laxantes. A mesma, que integra a família da batata de purga, pode ser usada para tornar a menstruação mais regular e equilibrada.

Nomenclatura

É vasta a variedade de nomes os quais este vegetal pode ser chamado, entre esses tem-se: ipu-minas-gerais, flor-das-quatro-horas, escamonea-da-america, mechoacan-do-peru, mecacan, purga-de-amaro-leite, purga-de-batata, raiz-de-jaticu, raiz-de-jati-cucu, rui-de-barbo-branco, purga-do-sertão, briônia-da-américa, jalapão, jalapa-do-brasil, jalapa-de-são-paulo, jalapa-de-lisboa, jalapa-da-índia, jalapa-brasileira, jalapa-branca e jalapa-bastarda.

Jalapão

Foto: Reprodução/ Site UFPI

Propriedades medicinais

De origem tupiniquim, ou seja, nativa de terras brasileiras, a planta jalapão tem como partes utilizadas as sementes, resina e raiz.

Suas propriedades medicinais tornam a planta hidragoga, depurativa, drástica, purgante e laxante.

De composição química operculinas e jalapinas, a jalapão é indicada para tratar problemas como inflamação do aparelho respiratório, constipação crônica e hidropsia cardíaca ou renal. Além de ser altamente recomendada para regular a menstruação.

Como fazer uso

Pode-se fazer a decocção da mesma (de 5 a 6 gramas da raiz) em uma vasilha com 150 ml de água. O consumo deve ser uma vez a cada 24 horas.