Publicado por Redação

O jambolão é uma fruta típica do nordeste que também é conhecido por jamelão, jambú, azeitona-do-nordeste e azeitona preta. A árvore do nome científico Syzygium Cumini Lamarck pertence à mesma família da goiaba e pitanga.

A fruta é um forte aliado para quem quer fortalecer o sistema imunológico. Suas propriedades ajudam a combater bactérias, inflamações, vírus e alergias. É rico em vitaminas C, fósforo, lipídeos, fibras e proteínas.

A ingestão da fruta também pode ajudar a evitar doenças cardiovasculares, combater à formação de tumores cancerígenos e ainda ajuda a retardar o processo de envelhecimento das células do corpo.

jambolao

Foto: Pixabay

As sementes do jambolão também podem ser ingredientes de um excelente chá. A bebida ajuda a evitar disfunções nervosas, gases, doenças estomacais e no pâncreas e combate prisão de ventre.

O jambolão é ótimo para pessoas que portam doenças como a diabetes. A fruta é um diurético natural e controladora da glicose no sangue e na urina. Estudos mostram que a fruta também ajuda a “matar” células leucêmicas.

O jambolão tem sido usado na medicina alternativa no tratamento de diversos tipos de problemas. Ele pode ser consumido in natura ou através do chá. Saiba como preparar essa benéfica bebida.

Chá de jambolão

Ingredientes

  • 2 colheres de chá de sementes;
  • 200 ml de água.

Modo de preparo

Coloque as sementes de jambolão em um recipiente e as amasse. Reserve. Ferva água e depois de atingida a fervura despeje-a sobre as sementes que estavam reservadas.

Tampe o recipiente e deixe abafando por até 10 minutos. Consuma em seguida e não adoce. Procure ingerir até três xícaras de chá por dia.