Publicado por Redação

Com o nome científico de Solanum paniculatum, a jurubeba é uma árvore razoavelmente pequena, já que cresce até os 3 metros de altura. Suas folhas são lisas em formato de coração, sendo macias na parte superior e com certa penugem na parte inferior; suas flores variam entre o tom lilás ou branco; e seus frutos são pequenos e amarelados. Como é popular em diversas regiões do Brasil, pode ser conhecida também como jubebe, jurubeba-verdadeira, juribeba, jupeba e jurupeba. É possível encontrar sua árvore tanto na versão macho quanto fêmea, com a diferença de que a fêmea dá frutos, suas folhas são maiores e a árvore em si é um pouco mais alta. Além de ser uma bela árvore, a jurubeba é muito utilizada por suas propriedades medicinais, pois embora tenha gosto amargo traz diversos benefícios para o organismo que a consome.

Jurubeba

Foto: Reprodução

Propriedades

As principais propriedades da jurubeba são: anti-inflamatórias; antidiabéticas; digestivas; descongestionantes; diuréticas; estimulantes; febrífugas; laxantes; tônicas e vasculares.

Indicações e benefícios

O consumo da jurubeba (seus frutos e raízes) é extremamente eficiente para purificar o sangue, além de desobstruir baço e fígado. Atua como auxiliar no tratamento de doenças digestivas, do fígado e gastrintestinais. Quem sofre de diabetes também pode se beneficiar da jurubeba, já que ela alivia os sintomas da doença e evita seu progresso, permitindo que o indivíduo viva com qualidade mesmo portando a doença.

Doenças como hepatite, acne, anorexia, bronquite, contusões, cistites, erisipela, febre, problemas de bexiga, gripe, feridas e machucados, icterícia, malária, tumores abdominais e uterinos também podem ser aliviados pelo consumo da jurubeba.

Suas propriedades diuréticas são fundamentais para quem sofre de infecções de urina recorrentes, pois elimina diversas toxinas e bactérias que habitam o organismo, além de aumentar a eliminação de líquido, causando uma “limpeza” no corpo e principalmente no canal urinário. Para quem deseja emagrecer essa propriedade também é importante, já que eliminando líquidos evita-se a retenção, e consequentemente se reduz também o inchaço e uma parte do excesso de peso.

Modo de preparo

Para ser beneficiado pelas propriedades medicinais da jurubeba, recomenda-se o consumo de seu chá. Você encontrará a jurubeba prontamente triturada em lojas de produtos medicinais, farmácias e alguns mercados. Leve ao fogo um litro de água, juntamente com duas colheres de sopa da planta. Deixe ferver por dez minutos, então desligue e abafe. Aguarde até que a temperatura esteja adequada para consumo, então coe e beba duas vezes ao dia, preferencialmente antes das principais refeições.

ATENÇÃO: Nosso conteúdo é apenas de caráter informativo. Todo procedimento deve ser acompanhado por um médico ou até mesmo ditado por este profissional.