Publicado por Redação

A famosa lentilha, que faz um maior sucesso na virada do ano devido à crença popular afirmar que este vegetal atrai dinheiro e sorte no âmbito financeiro, é também uma fonte de nutrientes de extrema importância para o organismo humano, principalmente para as pessoas que adotam um regime vegetariano ou vegano.

Chamada pelos cientistas de Lens culinaris, a lentilha faz parte da família das leguminosas. Trepadeira pequena, a planta tem origem na Ásia, mas hoje pode ser encontrada em todo o mundo.

Atualmente, Canadá, Índia, Turquia e Austrália são os principais países que plantam este produto. Inclusive, a Índia também é a nação que mais consome a lentilha, devido o grande número de vegetarianos que existem neste território.

Lentilha

Foto: depositphotos

Características da planta

As folhas da Lens culinaris são verdes e penadas. Enquanto isso, as flores são pequenas e possuem uma cor clara. Destas partes surgem as vagens, onde cada uma fica responsável por duas sementes discoides.

Apesar de todas estas estruturas, a parte mais rica em nutrientes são as sementes. A planta em si pode ser utilizada como ornamentação em vasos ou jardins.

Benefícios da lentilha

Esta leguminosa é uma grande aliada das pessoas que optam por uma alimentação sem carne ou sem produto de origem animal. Isto tudo, graças a massiva presença de proteínas existentes na lentilha.

Nutricionalmente falando, esta planta possui o terceiro maior nível de proteína no reino vegetal, perdendo apenas para a soja e o cânhamo.

Além disso, são ricas em fibras alimentares, o que faz deste produto uma excelente opção para quem possui problemas digestivos, tendo em vista que com esta propriedade a lentilha consegue melhorar o trânsito intestinal e, consequentemente, eliminar distúrbios do estômago como constipação e outros.

Ainda possui em sua composição vitamina B1, ácido fólico e diversos minerais, dando destaque para o ferro pois oferece pouco mais que o dobro da necessidade diária do organismo a respeito desta substância.

ATENÇÃO: Nosso conteúdo é apenas de caráter informativo. Todo procedimento deve ser acompanhado por um médico ou até mesmo ditado por este profissional.