Publicado por Redação

Lespedeza, de nome científico Lespedeza capitata, é uma árvore da família das Fabaceae e cujo fruto é do tipo legume, semelhante a uma vagem. Trata-se de uma planta que possui folhas alternas e compostas, com a presença de estípulas que podem ser de tamanhos variados. Em alguns gêneros, a estípula é transformada em espinho.

A lespedeza contém substâncias como flavonoides e taninos que agem contra elevadas concentrações do colesterol ruim e auxiliam no tratamento de outras condições de saúde. As partes utilizadas desta árvore são as suas folhas, raízes e o seu caule.

Propriedades e benefícios

As propriedades medicinais da lespedeza incluem as seguintes: diurética, antídota, tônica, anti-inflamatória, cicatrizante, antidiarreico e hipocolesterolêmica.

Devido às suas propriedades, esta planta é indicada no tratamento de problemas renais, reumatismo, colesterol, doenças genitourinárias (cistite, uretrite, ureterite), gota, hipertensão arterial, edemas e sobrepeso acompanhado de retenção de líquidos.

No uso tópico, a lespedeza ainda é indicada no tratamento de feridas e úlceras dérmicas, bucais ou córneas; conjuntivite, faringite e dermatite.

A lespedeza integra o grupo de plantas com propriedades para baixar o colesterol de forma natural. Isto é possível graças a certas substâncias presentes em sua composição química, que atuam contra as concentrações do mau colesterol superiores a 100mg/dl.

Lespedeza

Foto: Reprodução

Como usar a lespedeza?

O extrato do caule e folhas da lespedeza é usado para tratar problemas renais, colesterol, reumatismo e como diurético. O chá de sua raiz pode ser usado como antídoto para envenenamento. Há, ainda, a infusão da lespedeza contra o colesterol, sendo um complemento para o tratamento dietético.

Infusão de lespedeza para colesterol

Para preparar a infusão de lespedeza, basta acrescentar 1 colher de café da planta para cada xícara de água fervente. Deixe repousar por aproximadamente 10 minutos. Após este tempo, coe e beba.

A sugestão de consumo é de três xícaras desta infusão ao dia. Este tratamento complementar para baixar o colesterol ruim apenas deve ser feito sob orientação médica.

Contraindicações e efeitos colaterais

O uso da lespedeza é contraindicado para indivíduos que sofram de insuficiência renal, gastrite e úlcera gastroduodenal. O uso da planta como diurético na presença de condições de saúde como hipertensão e transtornos cardiovasculares somente deve ser feito sob prescrição e controle médico.

É necessário ter atenção com a quantidade usada, pois, em doses elevadas, pode causar dor e problemas gástricos. Lembre-se que o médico deve ser consultado antes do início de qualquer tratamento, inclusive natural.

ATENÇÃO: Nosso conteúdo é apenas de caráter informativo. Todo procedimento deve ser acompanhado por um médico ou até mesmo ditado por este profissional.