Publicado por Redação

Lírio é uma planta muito conhecida pela sua beleza e perfume. O nome científico desta planta é Lilium, que pertence à família Liliaceae e tem sua origem registrada em algumas regiões do Hemisfério Norte. Esta espécie, na verdade, possui uma diversidade que é bastante requisitada em floriculturas, uma vez que ela é coloca em arranjos de flores e muito utilizada em buquês de noivas. Existem lírios de várias cores, entre elas rosa, azul, amarela, laranja e branca. O lírio-branco, por exemplo, representa a inocência, matrimônio e maternidade, por esta razão está presente em 90% dos buquês de noivas em todo o mundo. Para o cristianismo e para outras religiões, estas flores representam ainda a pureza e a castidade.

O que muitas pessoas desconhecem são os benefícios que o lírio-branco promove no organismo. O uso externo das flores desta planta é um ótimo aliado aos problemas externos e internos do corpo. Além de suas propriedades químicas, a planta também é utilizada para o tratamento espiritual do corpo, uma vez que consegue transmitir energias positivas.

Lírio-branco

Foto: Pixabay

Características da planta

O lírio-branco nasce muito comumente em regiões da Europa, Ásia e Norte da África. A planta floresce e pode ser colhida no verão. O caule é verde e alongado, dando ainda mais beleza e elegância à flor.Suas folhas também são verde e relativamente compridas. A flor, por sua vez, traz o encanto que esta planta oferece aos olhos de quem a vê.

Propriedades medicinais do lírio-branco

Dentre os constituintes da planta estão os flavonoides, saponinas, óleo essencial (vanilina) e mucilagens. Estes compostos são responsáveis pelas propriedades medicinais do lírio, tais como as ações antissépticas e cicatrizantes. Já a substância contida nas flores da planta, que é responsável pelo cheiro agradável que elas exalam, conhecida como feniletilamina provoca um efeito relaxante no corpo.

Benefícios das belas flores

Esta planta pode ser útil no tratamento de ferimentos, abscessos, furúnculos e panarício, isto porque ela consegue extrair a concentração de pus presente nestas lesões. É capaz também de acelerar o processo de cicatrização dos casos já citados e em queimaduras de primeiro grau. Ou seja, limpa e cura estes machucados.

Além disso, pode ser usada como um tratamento de relaxamento e bem-estar do corpo, expulsando as energias negativas, o estresse e a ansiedade. Isto ocorre devido a feniletilamina que auxilia na produção de endorfinas, hormônio que promove essas sensações de prazer e tranquilidade. As pessoas que respiram sua fragrância afirmam se sentir rejuvenescido.

O uso de lírio-branco deve ser feito por adultos, com um cuidado a mais em casos de mulheres grávidas ou em período de amamentação, nestes casos a utilização só deve ser feita com a autorização do médico das pacientes. Não há dados de efeitos colaterais, mas é sempre bom assegurar uma perfeita saúde para a criança.

ATENÇÃO: Nosso conteúdo é apenas de caráter informativo. Todo procedimento deve ser acompanhado por um médico ou até mesmo ditado por este profissional.