Publicado por Redação

Lírio do vale, de nome científico Convallaria majalis, também conhecido como lírio do brejo, convalária, lírio convale, muguet e lírio de maio, é uma planta que pertence à família das Ruscaceae, comum de localidades com solo fértil, enriquecido com matéria orgânica. Mas a planta, entretanto, não aprecia adubações químicas. O jeito certo de molhar a planta é até que a água saia pelos furos de drenagem do vaso.

A planta pode ser cultivada facilmente em jardineiras e vasos, e podem apresentar flores com coloração rosada, verdes e amareladas. Trata-se de uma planta de pequeno porte que pode alcançar 25 cm de altura, em média, cujas folhas nascem aos pares, lisas, largas e brilhantes. As flores são delicadas e perfumadas, despontando pendentes. Em forma de sino, as flores se formam principalmente na primavera e são bastante ricas em néctar, motivo pelo qual são atrativas para as abelhas.

Lírio-do-vale

Foto: Reprodução/ internet

Aplicações

Das suas flores, é possível extrair uma essência bastante usada para a indústria da perfumaria, mas pode ser usada ainda na fabricação de medicamentos usados para tratar doenças cardiovasculares, mas para isso é usada toda a extensão da planta.

A planta, entretanto, é tóxica e, por isso, não deve ser usada para preparo de chá e consumo sem orientação médica.

Curiosidades

Isso porque na Idade Média era colhida para festejar as noivas e, na França do Renascimento, Charles IX recebeu um galho no dia 1° de maio, instituindo, a partir de então, o costume de oferecer muguets – lírio do vale – às damas da corte nesta data.

O costume se espalhou ainda entre as costureiras do país que ofereciam como um símbolo de boa sorte às crianças na mesma data, hábito que foi incorporado também pelos trabalhadores, que transformaram essa flor em um belo símbolo da festa do trabalho.

A planta simboliza a prosperidade e a felicidade, por isso em alguns lugares, como a França, é oferecida de presente às pessoas queridas. É oferecida no dia 1° de maio, dia do trabalhador, e tornou-se um símbolo do mês de maio, que é tempo de primavera na Europa.

Veja mais!