Publicado por Redação

Quando o nariz entope e é seguido por dores no corpo, fadiga, dor de cabeça e as vezes febre, pode ter em mente que a gripe está chegando. Ao contrário do resfriado, que é um problema mais passageiro, a gripe surge aos poucos e pode passar até 7 dias no organismo.

Além de procurar um médico, o paciente pode apostar em um tratamento caseiro que vai ajudar nos problemas respiratórios e nas dores do corpo, paralelamente.

Receita para dar ‘adeus’ a gripe

Louro

Foto: depositphotos

O segredo deste medicamento é o louro, uma folha bastante conhecida nas cozinhas brasileiras pois serve para complementar o preparo de alguns pratos típicos. Ao mesmo tempo que é uma ‘queridinha’ dos cozinheiros, a erva tornou-se uma saída para o tratamento da gripe.

Esta nova caraterística atribuída a planta deve-se à presença de dois óleos essenciais, o cineol e o eugenol. As duas substâncias encontradas no louro possuem atividades expectorante e antibiótica. Por essas razões, é indicado o preparo de uma tintura feita com três colheres (de sopa) de folhas de louro secas e 300 ml de vodca ou cachaça.

Para o preparo, basta picar as ervas e depois misturá-las em um reservatório com tampa. Em seguida, o recipiente precisa ser armazenado em um lugar quente e escuro durante 10 dias. Após o tempo determinado, coe a substância e misture três gotas do produto em um copo de água antes das refeições.

Outras utilizações

A tintura também pode ser utilizada no tratamento de dores articulares, pois o louro também tem ação anti-inflamatória e analgésica. Porém, o uso neste caso deve ser utópico, isto é, o produto deve ser aplicado no local exato da dor. Além disso, vale uma massagem com este remédio caseiro diretamente no local dolorido.

Cuidados e precauções

Mesmo sendo um tratamento eficaz, não é indicado para mulheres que estão em período gestacional ou amamentando. As crianças menores de 10 anos também não devem fazer uso desta tintura, nem aplicada na pele e muito menos na ingestão da mistura com água.

Além destas precauções, vale ressaltar que este produto não pode ser utilizado por mais de um mês e os tratamentos contínuos precisam ser interrompidos durante 15 dias para conseguir ter o efeito desejado.

Contudo, este medicamento caseiro não deve substituir o atendimento médico e também não pode ser usado no lugar da receita passada pelo profissional de saúde. A tintura de louro é um excelente complemento ao tratamento indicado pelo médico, mas o paciente deve consultar o especialista sobre a sua utilização.

ATENÇÃO: Nosso conteúdo é apenas de caráter informativo. Todo procedimento deve ser acompanhado por um médico ou até mesmo ditado por este profissional.