Publicado por Redação

A maçanilha é uma flor que possui grandes propriedades medicinais. Também conhecida como camomila, ela ajuda no tratamento e combate a problemas como convulsões, insônias, problemas intestinais, é um grande tranquilizante e também serve como analgésico.

Se colocar um saquinho do chá de maçanilha em cima de algum ferimento, ela ajudará a aliviar as dores e ainda no processo de cicatrização, pois a planta é rica em flavonoides, tanino e cumarina. As mesmas compressas pode ser usada nos olhos para tratamento de conjuntivite.

Outras propriedades presentes da folha estão os fenólicos, que combatem o envelhecimento celular e estimulam a atividade do sistema imunológico. Há ainda a glicina, que auxilia na produção de colágeno e ácido antêmico, substância utilizada no tratamento à má circulação sanguínea, inflamações nas gengivas e dores de dente. A ingestão do chá de maçanilha ajuda outras diversas dores como as de cólicas menstruais, e hemorróidas.

Maçanilha

Foto: depositphotos

Já que é um grande calmante, o chá ajuda a aliviar o estresse, servindo de sedativo para acalmar os nervos que andam “a flor da pele”. Combate também as indisposições causadas pela gripe e resfriados.

É uma rica fonte de apigenina, substância que ajuda a impedir o crescimento e propagação de células que causam problemas graves como o câncer. Essa propriedade também ajuda as proteínas a corrigir anormalidades no RNA (moléculas que transportam informação genética).

Pode ser usada em tratamentos caseiros para a estética. A flor de maçanilha tem propriedades para clarear os cabelos de forma natural, sem danificá-los. É preciso ter paciência, pois o resultado não é imediato e surge nos seus cabelos gradativamente, funcionando ainda melhor para cabelos que já são claros.

Chá para acalmar e relaxar

Ingredientes

  • 2 colheres de chá de flores secas de maçanilha;
  • 250 ml de água filtrada.

Modo de preparo

Em 250 ml de água fervente adicionar as 2 colheres de chá. Tapar, deixar repousar durante cerca de 10 minutos e coar antes de beber. Este chá deve ser bebido 3 vezes por dia, e caso seja necessário pode ser adoçado com uma colher de chá de mel.

Para clarear os cabelos

Ingredientes

  • Chá de maçanilha;
  • 2 copos de água.

Modo de preparo

Faça uma deccoção (ferva) com 4 colheres de sopa de maçanilha em dois copos de água ou em um copo de leite integral (para o leite a quantidade será de 3 sachês de maçanilha) , por dois minutos. Deixe abafado até amornar. Coe após esfriar e aplique nos cabelos lavados e secos, com um chumaço de algodão para molhar as mechas. Vá penteando os cabelos ao aplicar para espalhar bem.

Não há necessidade de retirar o chá, se quiser e puder deixar até o dia seguinte, mas, se preferir, deixe agindo por 20 minutos, depois enxágue com água fria. Quanto mais fizer essa aplicação, mais rápido aparecerão os resultados.

Observação: A receita pode ter um efeito potencializado ao pegar sol durante a aplicação. O leite possui proteínas que nutrem os fios enquanto a maçanilha vai clareando-os, portanto, ao contrário das químicas comuns as madeixas ainda recebem hidratação enquanto o produto age.

ATENÇÃO: Nosso conteúdo é apenas de caráter informativo. Todo procedimento deve ser acompanhado por um médico ou até mesmo ditado por este profissional.