Publicado por Stefanie Mouret

Reza a lenda que o filho de um Rei do Chipre, o príncipe Amáraco, era um rapaz extremamente dedicado à arte de criar perfumes e fragrâncias. Certa vez criou um perfume único, tão suave e agradável que ficou totalmente maravilhado com sua criação, no entanto, ao carregar o perfume num jarro, deixou-o cair ao chão e quebrar-se, perdendo o precioso perfume. A tristeza tomou conta do príncipe, que definhou até morrer. Nos céus, os deuses se apiedaram dele e fizeram de seu corpo sem vida uma planta muito aromática, chamada manjerona, e conhecida também como amáraco.  A bela história pode não ser verdadeira, mas a planta existe e é, de fato, muito aromática, além de ser rica em propriedades medicinais e benefícios. Seu nome é muito confundido com manjericão, devido à similaridade, e sua aparência lembra o orégano, fazendo a manjerona não ser tão conhecida como deveria.

Planta manjerona

Foto: Reprodução

Os benefícios e propriedades da manjerona

A manjerona contém em sua composição os óleos essenciais: p-cimeno, beta-pineno, terpineno, terpineol, linalol, taninos e mucilagem. Possui propriedades expectorantes, antiespasmódicas, digestivas, estimulantes, revigorantes, aromáticas, afrodisíacas, analgésicas e antioxidantes. É uma poderosa aliada contra a diarreia, má digestão, falta de apetite, flatulência, asma, gripe, resfriados, tosses, bronquite, herpes genital, cólica menstrual ou intestinal, reumatismo, contusão, cansaço, libido baixa e apatia.

Também possui efeito relaxante, sendo assim indicada para combater ansiedade, insônia, hiperatividade, dores de cabeça frequentes e depressão. Com o consumo frequente da manjerona é possível não apenas reduzir os sintomas destes problemas, mas eliminá-los totalmente. Claro, não se trata de algo milagroso que após tomar durante uma semana lhe prevenirá de todos os males, mas enquanto estiver consumindo o chá da planta com certa regularidade, é possível evitar diversos problemas.

Como utilizar a manjerona

Para fazer o chá de manjerona, basta colocar numa chaleira ao fogo com 1 litro de água, 2 colheres de sopa da erva. Deixe ferver por 10 minutos, então tampe e desligue. Quando o chá estiver razoavelmente morno, coe, coloque açúcar a gosto e estará pronto para o consumo. Para que a manjerona surta os benefícios esperados, procure consumir o chá de 2 a 3 vezes por dia.

Atenção

Salientamos que a erva é contraindicada em casos de gestação e lactação. Antes de iniciar qualquer tratamento, natural ou não, busque sempre a orientação de um médico de confiança.