Publicado por Redação

A natureza é uma fonte de produtos infinitamente benéficos à saúde humana, são folhas, flores, raízes e cascas, que quando utilizadas de forma apropriada e em dosagens corretas podem tratar e até prevenir doenças sérias que afetam o organismo das pessoas. Esse é o caso da menianto, planta aquática que pode ter suas propriedades aproveitadas para tratamentos digestivos e tonificantes. Entenda melhor sobre esta planta e seus benefícios, neste artigo. Aproveite e aprenda como preparar e usufruir da maneira mais acertada todo o conteúdo medicinal que ela possui.

Contexto da menianto

Com o nome científico menyanthus tríjolia e pertencente a família gencianaceas, o menianto é uma planta que possui muitas de suas partes utilizadas para beneficiar o corpo. Por exemplo, podem ser usadas as folhas, sumidades florais e rizomas. Suas propriedades medicinais envolvem as ações enemagoga, tônica e febrífuga.

Indicações desta planta

menianto

Através de suas propriedades, o menianto é indicado para casos de enjoos, pois é um excelente tonificante digestivo. Assim, atua na fortificação dos órgãos que integram o sistema digestório e fazem com que todos eles desempenhem suas funções da maneira correta. Também facilitam a metabolização dos alimentos.

Além disso, com sua ação enemagoga, a planta é uma aliada da saúde feminina. Isso porque, essas substâncias podem provocar o fluxo menstrual. Sendo assim, é ideal para mulheres que têm problemas com menstruações desequilibradas. Todavia, é necessário cuidado ao ingerir e, em alguns casos, o uso se faz proibido, como para mulheres que estejam grávidas.

Como preparar o medicamento natural do menianto?

A melhor forma de usar o menianto é preparando um combo de medicamentos naturais. Para isso, use os seguintes ingredientes:

  • 150 gramas de folhas de menianto;
  • 10 gramas de rui barbo triturado;
  • 5 gramas de bicarbonato de sódio;
  • 25 gramas de xarope de casca de laranja.

Misture todos os itens e prepare uma infusão. Deixe o recipiente com os ingredientes tampado por 10 minutos e tome uma colher de sopa do medicamento natural a cada duas horas.

ATENÇÃO: Nosso conteúdo é apenas de caráter informativo. Todo procedimento deve ser acompanhado por um médico ou até mesmo ditado por este profissional.