Publicado por Redação

A menta além de ser uma ótima combinação em várias receitas, deixando um aroma único de frescor em tudo que é colocada, é uma aliada e tanto para a saúde do ser humano. É também conhecida como hortelã e facilmente encontrada. A origem é na Europa meridional.

Menta

A planta é geralmente usada em forma de chá utilizando as folhas. É altamente indicada para limpar o sangue, combater úlceras, mulheres utilizam no tratamento em doenças do útero e ovários, faz sumir coceiras, problemas na digestão, diminui cólicas, gases, vômitos e doenças que atingem o fígado e não para por aí.

Sabe aquele amigo que tem hálito ruim? É o momento de ser um bom colega e apresentá-lo a menta, pois ela possui elementos antibacterianos que agem matando as bactérias que causam o cheiro ruim na boca e, ao mesmo tempo, proporcionam o hálito fresco. Assim como em épocas de frio intenso em que a garganta fica inflada e aparecem as enxaquecas, bronquite e até a asma, é hora de recorrer aos benefícios da menta.

Menta

Foto: Reprodução

Ela é usada pela população mundial. O sucesso dela é tão grande pelo seu potencial em combater maus do dia-a-dia. Pode ser consumida em forma de chá, pastilhas ou chicletes. É comum achar a essência dessa planta em produtos de higiene pessoal como, por exemplo, pasta dental.

Você é estressado? Experimente receitas que tenham a erva, como um bom chá antes de dormir ou na parte da tarde. Ela tem propriedades sedativas que atuam no sistema nervoso, diminuindo a tensão mental, diminuindo a pressão arterial e até a temperatura do corpo, causando uma sensação de relaxamento e descanso.

O emagrecimento também está na lista de benefícios da planta. Apenas cheirar ela pode diminuir a ansiedade de comer exageradamente, o que previne a obesidade.

Modo de preparo

Para preparar um chá da erva, use duas colheres de sopa da mesma para mais ou menos um litro de água, quando a água estiver fervendo, apague o fogo. Deixe a panela tampada por uns 10 minutos. Logo após fazer isso é só coar e desfrutar o sabor inigualável da erva. Tome de duas a três vezes ao dia.

Contraindicações

Se a planta possui efeitos secundários, ainda não são conhecidos. Mas ela não é indicada para crianças com menos de cinco anos, pois pode causar alergia.

ATENÇÃO: Nosso conteúdo é apenas de caráter informativo. Todo procedimento deve ser acompanhado por um médico ou até mesmo ditado por este profissional.