Publicado por Redação

É bastante comum encontrarmos pessoas que gostem do morango. Afinal, a fruta, além de muito saborosa, carrega inúmeros benefícios à saúde, atuando no tratamento natural contra a anemia, artrite, febre, gota, tuberculose, icterícia e reumatismo. Mas o que muita gente ainda não sabe é que não é somente a fruta que carrega benefícios. As folhas também podem ser usadas na medicina alternativa como uma forma de tratamento natural para diversos problemas de saúde.

Benefícios e propriedades

As folhas do morangueiro podem ser usadas secas para o tratamento da anemia, diarreia, disenteria, eczema e icterícia. Ajudam ainda a tonificar o sistema reprodutivo feminino, servindo também como um simples substituto descafeinado para diversas outras bebidas.

Pode ser usada também na forma de pomada para tratar a pele oleosa, ou ainda para aliviar e tratar feridas e queimaduras. Seu chá é aplicado como um líquido para a limpeza bucal e para gargarejos em caso de dores de garganta. Pode ser usado no tratamento das dores oriundas da artrite, artrose ou reumatismo, entre outras inflamações nas articulações, já que ajudam a “puxar” a água das inflamações de dentro das articulações, o que reduz não apenas o inchaço, mas as dores.

Morangueiro

Foto: Pixabay

Ajuda também a combater a azia, refluxo e má digestão, assim como outros desconfortos gastrointestinais, desde que consumido pelo menos três vezes na semana, sempre após as refeições. Os taninos e alcaloides responsáveis por este benefício, ajudam ainda a combater náuseas, inchaços, diarreia, dores e cólicas estomacais.

Contraindicações

Em alguns poucos casos, é possível que haja reações alérgicas ao morangueiro, e algumas pessoas apresentam temporariamente a urina com coloração mais rosada. Não foram encontradas contraindicações.

Como preparar e consumir o chá

O chá deve ser consumido sempre que necessário. Para preparar, você vai precisar de:

– 200 ml de água filtrada
– 1 punhado das folhas secas de morango

Coloque a água em um recipiente que possa ir ao fogo e aqueça. Quando ela começar a ferver, coloque as folhas e deixe por aproximadamente cinco minutos, deixando a tampa sempre fechada. Em seguida, desligue o fogo e mantenha tampado pelo mesmo período, coando e consumindo em seguida. Caso deseje adoçar, use o mel.

ATENÇÃO: Nosso conteúdo é apenas de caráter informativo. Todo procedimento deve ser acompanhado por um médico ou até mesmo ditado por este profissional.