Publicado por Redação

Você já ouviu falar de moringa? Se não, a partir de agora você vai conhecer uma planta que traz inúmeros benefícios para o corpo. Uma planta tropical, pouco conhecida pelo público europeu. A riqueza da planta está nas folhas e frutos, com alto valor nutricional.

A fruta

Os números da fruta surpreendem. Há 92 nutrientes e 46 tipos de antioxidantes, 36 substâncias anti-inflamatórias, 18 aminoácidos, tendo nove aminoácidos que são importantíssimos e não são feitos pelo organismo humano. As folhas quando estão frescas possuem sete vezes mais vitamina C que a laranja, 17 vezes mais cálcio que o leite, 10 vezes mais vitamina A que a cenoura, superando a banana com 15 vezes mais potássio, duas vezes mais proteína que o próprio leite e 25 vezes mais ferro que o espinafre.

A árvore da moringa oleifera pode chegar à altura de 12 metros. Tem origem próxima ao Himalaia, e muito popular em zonas tropicais e subtropicais da África, Ásia, América do Sul e Central e no Havaí.

A árvore “milagrosa”

Moringa

Foto: Reprodução

A árvore de moringa vem sendo usada como uma planta medicinal. Não sobra nada quando de diz a respeito sobre aproveitar a planta, todas as partes tem uso. Folhas, raízes, sementes, cascas, frutas, flores e vagens. Todas com propriedades medicinais. As folhas são extremamente ricas em proteínas, em vitaminas A, B e C e minerais como cálcio, magnésio, potássio, sódio, fósforo e ferro.

Benefícios

  • Nível de glicose baixa
  • Redução de colesterol
  • Redução de pressão arterial
  • Melhora as articulações por causa do efeito anti-inflamatório
  • Combate a asma
  • Aumenta as defesas naturais do corpo
  • Fortalece os músculos e ossos
  • Melhora funções mentais
  • Faz até estimular o crescimento do cabelo
  • Protege o fígado e os rins
  • Proporciona energia

Como usar?

Nos países de origem é consumida como uma verdura qualquer as vagens verdes, as folhas, as flores, as sementes e as raízes são muito nutritivas. Além de fazer bem para a saúde, o sabor agrada. Qualquer que seja o remédio caseiro, a moringa vem sendo utilizada há séculos como planta medicinal e não há contraindicações. No mercado, pode achar cápsulas que contêm o pó das folhas, o extrato, que é feito a partir da casca e raízes e mel feito das flores e pó.

Chá rejuvenescedor com moringa

– 1 punhado de folhas de moringa
– 1 punhado de folhas de oliveira
– 1 punhado de folhas de amora
– 1 colher de sopa de chá branco

Misturar bem todas as folhas e acrescentar um litro de água fervente. Deixe apurar por vinte minutos. E consuma uma xícara do chá cinco vezes ao dia, no máximo. Lembre-se que a superdosagem pode ser maléfica.

ATENÇÃO: Nosso conteúdo é apenas de caráter informativo. Todo procedimento deve ser acompanhado por um médico ou até mesmo ditado por este profissional.