Publicado por Stefanie Mouret

Com o nome científico de Erythrina mulungu, e conhecida por algumas regiões do país como bico de papagaio, canivete e corticeira, a planta Mulungu é uma bela árvore com flores em tom coral e cujo casco pode ser utilizado em benefício do ser humano. Isso é possível graças às propriedades benéficas que proporciona ao organismo quando consumido em forma de chá. Em farmácias e lojas de produtos naturais é possível encontra-la em forma seca, pronta para o preparo do chá, ou como tintura.

Mulungu

Foto: Reprodução

Propriedades

As principais propriedades do Mulungu são: analgésica, antiasmática, sedativa, calmante, tranquilizante, diurética, hipnótica, expectorante, narcótica, antidepressiva, antibacteriana, anti-inflamatória, antiespasmódica e tônica.

Benefícios

O consumo de Mulungu é indicado para inflamações, tensões e dores musculares, depressão, ansiedade, hiperatividade, crises de pânico, agitação, neurose, insônia, distúrbios do sono, compulsão, tosses e infecções de garganta, infecções urinárias, retenção de líquidos, problemas respiratórios, pressão alta, epilepsia, gengivite, bronquite asmática, esclerose, hepatite e muitos outros.

Como preparar?

Para obter os benefícios acima citados, leve ao fogo meio litro de água juntamente com duas colheres de sopa de casca de mulungu. Deixe ferver por 15 minutos, abafe e desligue. Enquanto o chá ainda estiver morno, o coe e beba uma xícara por três vezes ao dia, se possível antes das principais refeições. Evite consumir o chá de mulungu pouco tempo antes de deitar-se para dormir, já que sua propriedade diurética pode lhe privar de ter um sono agradável e contínuo, dada a necessidade de urinar com mais frequência.

Fique atento!

É importante frisar que antes de dar inicio a qualquer tratamento medicamentoso – seja ele natural ou farmacêutico – deve-se sempre buscar a orientação de um médico de confiança e fazer os devidos exames, para certificar-se de que seu organismo é compatível com o tratamento. Seja responsável com a sala saúde, ela é única.

O consumo de Mulungu é contraindicado para pessoas que ingerem remédios para hipertensão. Seu uso contínuo pode provocar sonolência, sedação e paralisias musculares. Não é recomendado que o consuma por mais de três dias seguidos.