Publicado por Redação

Com o nome científico de Narcissus poeticus, a planta narciso pertence à família das Amaryllidaceae. Trata-se de uma planta muito bela, como um anel de pétalas brancas e uma pequena coroa em amarelo com borda avermelhada. Ela pode crescer entre 20 e 40 centímetros e é extremamente perfumada, sendo comumente utilizada para fins aromáticos ou decorativos.

Narciso

Foto: Reprodução

Curiosidade

Como o nome dá a entender, a planta é comumente ligada à lenda de Narciso, o mito greco-romano da Antiguidade. Diz-se que, convencido de sua grande beleza, Narciso costumava desdenhar de suas admiradoras, o que causou a irritação de algumas deusas que, desejando puni-lo, o condenaram a olhar seu reflexo nas águas de um lago, apaixonado por si próprio. Acabou caindo no lago e morrendo afogado, transformando-se na flor Narcissus poeticus.

Propriedades e princípios ativos

As principais propriedades da planta narciso são:

  • Afrodisíacas;
  • Antiespasmódicas;
  • Catárticas;
  • Eméticas;
  • Narcóticas;
  • Sedativas.

Já seus principais ativos são:

  • Narcicisteina;
  • Alcaloides;
  • Narcitina.

Benefícios e indicações

O consumo da planta narciso é constantemente indicado para auxiliar no tratamento e até mesmo promover a cura de alguns males e doenças, como: contrações musculares; infecções espasmódicas; disenterias; diarreias; epilepsias; histeria; febre intermitente e recorrente; doença cerebral acompanhada de dilatação de pupilas; e reumatismo.

Além de embelezar o local em que é cultivada e tornar o clima muito mais harmônico e agradável por seu aroma único, a planta narciso é um afrodisíaco natural e poderoso, além de servir como estimulante para tarefas rotineiras e comuns, evitando a fadiga e o cansaço crônico.

Modo de usar

Embora seja um produto natural, a planta narciso não deixa de ser um medicamento, o qual só deve ser utilizado mediante orientação e acompanhamento médico especializado. A planta será encontrada na forma de tintura dos bulbos por maceração em álcool. Deve-se consumir ¼ gota a 10 gotas, de acordo com o receituário médico.

Efeitos colaterais e contraindicações

Por ser extremamente tóxica, a planta narciso pode causar irritações, dermatites, inflamações gastrintestinais, catarse, vômitos, dores de cabeça e, em altos consumos, pode levar até mesmo à morte. Seu consumo é fortemente contraindicado para gestantes, lactantes e crianças menores de 10 anos.

ATENÇÃO: Nosso conteúdo é apenas de caráter informativo. Todo procedimento deve ser acompanhado por um médico ou até mesmo ditado por este profissional.