Publicado por Redação

O nim é uma planta de origem indiana. No país, ela é conhecida como uma árvore milagrosa e é usada como tratamento alternativo em várias doenças, incluindo a malária. No Brasil ela também pode servir como um repelente natural.

Um óleo pode ser extraído das folhas, usadas para tratar problemas de pele como vermelhidões, erupções ou picadas. E ainda para combater piolhos, sarnas, furúnculos e problemas fúngicos.

Nim

Foto: depositphotos

O banho da erva ainda é usado para aliviar as coceiras causadas pela catapora. Seu suco combate à febre e eczema. A decocção da casca pode ser aplicada sob as hemorroidas.

O nim também é uma alternativa natural nos tratamentos cosméticos caseiros. O seu óleo pode ser usado como um excelente condicionador de cabelo, as folhas como sabão e pomadas no tratamento à acne.

A planta possui contraindicações para crianças, idosos e mulheres gestantes. O nim é uma planta forte e segura, mas o uso exagerado pode ocasionar fraquezas, anemia, perda de apetite, peso e é abortiva.

ATENÇÃO: Nosso conteúdo é apenas de caráter informativo. Todo procedimento deve ser acompanhado por um médico ou até mesmo ditado por este profissional.