Publicado por Redação

Também conhecida como aguapé-da-flor-branca, ninfeia branca, lírio aquático, lírio-d’água, nymphea albo-virides, entre outras numenclaturas, a planta ninféia é conhecida por ser um vegetal de ordem aquática e comumente encontrada em lagos.

Características principais da ninféia

Esta é uma planta dotada de folhas com formato circular as quais possuem pêndulos em relação ao nível das águas. A coloração das mesmas é, na parte superior, verde, enquanto que na parte inferior roxas. Suas raízes são consideradas adstringentes. Este vegetal possui ainda flores com tonalidade branca, essas que se abrem no período noturno e se fecham durante a noite.

De origem da América do Norte, a ninféia tem como parte utilizada o rizoma.

Ninféia

Foto: Depositphotos

Propriedades medicinais da planta

A ninféia é um vegetal considerado antisséptico, adstringente, antiblenorrágico, antidiarreica, calmante e emoliente, assim como sedativa e mucilaginosa.

Indicações da ninféia para a saúde

Como medicamento natural para tratar problemas de saúde, a ninféia é capaz de atuar contra diarreia, gonorreia, leucorreia, bronquite e ainda atuar como remédio calmante.

A raiz da planta pode ser usada para produção de chá para tratar infecções da vagina e uretra e ainda problemas de pele, além dos outros casos mencionados anteriormente. Já a aplicação das folhas da ninféa se dá em casos de inchaços.

Contraindicações

Mulheres em período de gestação, amamentação e animais não devem consumir esta planta de forma alguma.

ATENÇÃO: Nosso conteúdo é apenas de caráter informativo. Todo procedimento deve ser acompanhado por um médico ou até mesmo ditado por este profissional.