Publicado por Redação

A nogueira é uma bela árvore, que geralmente é bem alta. A madeira desta árvore é de ótima qualidade, fazendo com que seja muito utilizada para fabricar móveis. Mas a nogueira tem outras utilidades além da sua madeira, podemos utilizar suas folhas, talos e casca para tratamentos medicinais. Veja quais benefícios essa planta pode oferecer.

Nogueira

Foto: Reprodução

Características

A nogueira é uma árvore nativa da Europa e da Ásia, pertence à família Juglandaceae. Também conhecida como nogueira do Ceilão e nogueira da Índia, pode chegar a atingir 25 metros de altura. A sua casca possui uma cor acinzentada, suas folhas são verde-claras de um longo pecíolo. Em suas folhas podemos retirar um óleo aromático. Esta planta possui flores em amentos e seus frutos são conhecidos como nozes ou amêndoas.

Antigamente

O uso da nogueira vem de muito tempo atrás, desde a Roma antiga. Nesta época as pessoas acreditavam que o fruto desta planta, as nozes ou amêndoas, por ter o formato de um cérebro humano, era muito benéfica para combater problemas na cabeça.

Em outras culturas, há quem diga que o formato desse fruto se parecia muito com o cérebro do deus Júpiter, que na cultura grega se refere a Zeus, o maior dos deuses.

Utilidade e indicações

Podemos dizer que todas as partes desta árvore possui uma utilidade. Da sua raiz podemos retirar a casca e fazer um chá este é muito indicado como diurético, laxativo, antifúngico, purgante e outros. Do seu tronco podemos retirar sua madeira para a fabricação de móveis. Suas folhas também podem ser usadas para fazer chá, este serve para o tratamento de feridas, erupções cutâneas, tumores, reduz a glicose na urina, purifica o sangue, trata de doenças uterinas, infecções urinárias, inflamações nos ovários, anemia, angina, artritismo, reumatismo, dermatose, diabete, fraqueza orgânica, hemorroidas, pele ressecada, transpiração e outros. Seus frutos são muito utilizados na culinária, eles são ricos em ácidos gordurosos essenciais, conhecidos como “colesterol bom”, vitamina C que combate os radicais livres e manganês.

Como usar?

A casca – você deve pegar dois pedaços da casca da nogueira e colocar 250 ml de água, leve ao fogo e deixe levantar fervura. Em seguida deixe esfriar e beba, é recomendado beber de duas a três xícaras do chá por dia.

Folhas e talo – você deve colocar duas colheres de sopa de folha seca ou talos de nogueira em um litro de água. Deixe cozinhar durante aproximadamente 10 minutos a partir do momento em que a água começar a ferver. Após isso, retire do fogo e deixe de repouso e abafado por mais 10 minutos. Em seguida coe e beba. O ideal é que beba de duas a três xícaras por dia.

Fruto – é utilizado na culinária, assado ou em conserva.

ATENÇÃO: Nosso conteúdo é apenas de caráter informativo. Todo procedimento deve ser acompanhado por um médico ou até mesmo ditado por este profissional.