Publicado por Redação

Você provavelmente já deve ter ouvido falar no Noni. É um fruto que tem sido muito utilizado medicinalmente em diversos tratamentos. Muitas pesquisas têm sido feitas para confirmar os benefícios que o fruto dessa planta possui. Conheça agora um pouco mais sobre essa planta milagrosa agora.

Noni - Benefícios e propriedades dessa planta e seu suco

Foto: Reprodução

Origem

O Noni, conhecido cientificamente como Morinda citrifolia é uma planta que pertence à família das Rubiaceae. É nativo da Ásia, Austrália e Polinésia, possui muitas propriedades medicinais importantes para a prevenção de doenças, tem ajudado no tratamento do diabetes, hipertensão, nas infecções de urina e ainda pode combater o stress e o cansaço.

Os curandeiros polinésios usavam muito as frutas do Noni por milhares de anos para diversos tratamentos. Nos manuscritos de cura antigos, eles mencionam a fruta como um ingrediente principal em preparações medicinais naturais. Atualmente podemos encontrar em forma de suco, na forma de frutas secas e também em cápsulas.

Características

O Noni é uma árvore que possui uma altura que fica entre 3 e 8 metros, as suas folhas são largas, simples, de cor verde escuro e com as veias vincadas. Essa planta dá flores e fruto durante o ano inteiro. Suas flores são tubulares, pequenas e brancas. Já as frutas possuem uma cor branca-amarelada, uma forma oval e com uma superfície irregular. Cada fruta possui 4 sementes, com uma média de 3 mm de comprimento, e têm um forte odor quando são colhidas. Muitas vezes é chamada de fruta de queijo ou fruta de vômito devido a esse odor.

Propriedades e usos

Muitas pesquisas científicas têm confirmado que o suco de Noni pode ajudar o sistema imunológico e também as células a absorverem mais rapidamente os nutrientes. É indicado para artrite, diabetes, dor nos olhos, hipertensão, infecções urinárias, malária, problemas da pele, afecções do coração, cefaleias, afecções digestivas e hepáticas, vermífugo, além de ser usado como complemento nas dietas de emagrecimento.

Possui 53 ingredientes ativos, componentes que são responsáveis pela manutenção de um corpo saudável e entre esses benefícios, ela contém substâncias que são desintoxicantes como a arginina, reguladores de pH, como os carbonatos entre outros. Todas essas substâncias contribuem para que o organismo funcione bem e também previnem e controlam diversas doenças.

Geralmente é consumida em forma de suco, o seu fruto pode ser ingerido apenas com sal, ou cozido unto com curry. Suas folhas podem ser vaporizadas e envolvidas em torno das articulações que estão afetadas, ou na testa, no local das cefaleias. Veja agora uma receita de como preparar o suco de Noni em casa.

Ingredientes:

  • 1,5 litros de suco de uva (sem adição de açúcar)
  • 4 frutas de Noni de tamanho médio ou 6 pequenas (maduras)

Coloque os ingredientes no liquidificador e bata no modo pulsar para que as sementes não quebrem, em seguida sirva-se.

Contraindicações e efeitos colaterais

O Noni mesmo sendo utilizado medicinalmente não é exatamente um medicamento, por isso não substitua alguns remédios como o de controle de hipertensão pelo Noni. Ele ajuda a controlar junto ao tratamento que está sendo feito. Até o momento não há relatos de efeitos colaterais ou contraindicações, porém o consumo em excesso pode fazer mal à saúde.

ATENÇÃO: Nosso conteúdo é apenas de caráter informativo. Todo procedimento deve ser acompanhado por um médico ou até mesmo ditado por este profissional.