Publicado por Priscila Melo

Você conhece a oliva? Essa planta é muito conhecida por seu uso em forma de óleo, que é um condimento muito utilizado para temperar alimentos. Mas sabia que a oliva possui benefícios medicinais também? Conheça agora mesmo os benefícios, uso e cuidado que se deve ter com essa planta.

oliva-beneficios-e-Oliva-dessa-planta-e-seu-cha

Foto: Reprodução

Origem

A oliva, conhecida cientificamente como Olea europaea é uma planta da família das Oleaceae e também é chamada de oliveira ou azeitona. Essa planta é nativa da região do Mar Mediterrâneo. Seu fruto é a azeitona, e dela podemos retirar o azeite, este óleo é usado principalmente na alimentação, mas pode ainda ser utilizado como combustível e é por este motivo que essa planta tem sido apreciada por diversos povos.

Esta planta é usada desde tempos muito antigos e é citada até na bíblia. A civilização minoana cultivava essa planta para comercializar o azeite de oliva. Os gregos herdaram algumas técnicas de cultivo da oliveira e depois descobriram o poder medicinal de sua folha, com isso, assimilavam a planta a significados de força e vida, ela era considerada como um símbolo de divindade.

Características

Esta árvore é de porte grande, chega a atingir entre 6 a 10 metros de altura com muitas ramificações. Suas folhas são estreitas, pontiagudas e simples, possuindo um tom verde acinzentado. Seus frutos são as azeitonas, pequenas, com um caroço revestido de uma polpa mole, antes de estar madura a azeitona possui uma cor verde claro, após ficar madura sua cor mudar para um tom violeta ou preto.

Propriedades e uso

Todas as partes dessa planta podem ser utilizadas. Entre as principais propriedades medicinais da oliva temos: adstringente, antirreumática, antisséptica, antialérgica, antiasmática, anti-inflamatória, antilítica, broncodilatadora, depurativa, diurética, emoliente, hipoglicemiante, hipotensora, aromática, laxante, nutritiva, vermífuga, vulnerária entre outras.

A oliva é indicada em tratamentos de asma, alergias, colite, constipações, enterite, erupções cutâneas, estomatite, gastrite, gota, hipertensão arterial, pedras nos rins, queimaduras, toxinas no sangue, reumatismo, vermes intestinais e outras.

O azeite de oliva é rico em ácidos graxos monoinsaturados e antioxidantes, possui ainda lipoproteínas de alta densidade (HDL), que são essenciais no controle do colesterol LDL, conhecido como colesterol ruim, que pode ser prejudicial à saúde.

Para preparar o chá das folhas de oliva você vai precisar de um litro de água e uma colher de sopa cheia de folhas de Oliveira. Ferva a água em uma panela que não seja de alumínio e quando a água estiver fervendo coloque as folhas, deixe ferver por mais um minuto e em seguida retire a panela do fogo, coe o chá, deixe esfriar um pouco e após isso pode beber.

Contraindicações e efeitos colaterais

Não é indicado para gestantes. Caso seja consumido em excesso pode causar diarreias e caso esteja tomando alguma medicação para diabetes ou pressão alta seu consumo deve ser reduzido, pois pode causar a queda excessiva dos níveis de glicose ou da pressão, gerando algumas complicações.