Publicado por Redação

A oliveira, de nome científico Olea europaea L., é uma árvore de origem mediterrânea, amplamente cultivada em Portugal, na Espanha e outros países da Europa. É uma planta que vive bastante tempo e há quem acredite que algumas das oliveiras que existem atualmente na Palestina têm mais de 2.500 anos de idade! No final do Período Neolítico, os homens aprenderam a extrair o azeite de seus frutos, as azeitonas. Confira a seguir as propriedades e os benefícios proporcionados pela oliveira, uma poderosa aliada da boa saúde.

Oliveira

Foto: Reprodução

Propriedades da oliveira

A oliveira contém flavonoides, que possuem ação hormonal, anti-inflamatória e antialérgica, além de auxiliar a fixar a vitamina C no organismo. A planta também possui propriedades antioxidantes, que atuam no combate aos radicais livres e previnem doenças degenerativas e o envelhecimento precoce das células.

Os benefícios do chá de oliveira

Além dos benefícios proporcionados pelos seus frutos e o azeite, as folhas da oliveira são ricas em nutrientes e substâncias funcionais e dão origem a um chá que combate o envelhecimento e ajuda a emagrecer.

Para se ter uma melhor ideia de seu poder, veja uma comparação com o chá verde: o chá feito com as folhas da oliveira possui aproximadamente três vezes mais potássio, magnésio, selênio, zinco, cobre e manganês do que o chá verde. Na sua composição, também estão presentes ácidos graxos, fibras, Ômega 3, 6 e 9; e as vitaminas A, B1, B2, B3, B6 e E.

Além de ser muito eficiente para acelerar o metabolismo, ele atua diretamente na gordura abdominal, estimulando a quebra e auxiliando a sua eliminação. Vale ressaltar que uma mudança de hábitos alimentares, como a reeducação alimentar, aliado à prática de exercícios físicos, também é muito importante para as pessoas que desejam perder os indesejados “quilinhos a mais”.

Alguns outros benefícios do chá de oliveira são o alívio do cansaço, da fadiga e do estresse; além de minimizar a prisão de ventre, deixar os cabelos mais brilhantes e fortificar as unhas.

Como preparar o chá?

Para preparar o chá das folhas de oliveira, coloque um litro de água em uma panela. Assim que levantar fervura, despeje um punhado de folhas secas de oliveira. Deixe ferver por mais um minuto e desligue o fogo. Deixe esfriar e coe. Para diversificar o sabor e evitar adoçar com açúcar, você pode adicionar folhas de hortelã ou cascas de abacaxi no momento da fervura. O indicado é tomar quatro xícaras do chá ao dia.

ATENÇÃO: Nosso conteúdo é apenas de caráter informativo. Todo procedimento deve ser acompanhado por um médico ou até mesmo ditado por este profissional.