Publicado por Redação

Nativa da Europa, a Ulmus campestri, nome científico da planta Olmo, pertence à família das Ulmáceas. Apesar de pouco conhecida, esta árvore é rica em propriedades benéficas ao organismo humano e por isso é indicada para diversos tratamentos de saúde.

Também chamada por ulmo ou ulmeiro, esta planta é apreciada até pelos animais, pois suas folhas servem de alimento para coelhos, carneiros e cabras. Já a madeira é a única parte desta espécie que não possui fins medicinais, mas mesmo assim tem uma utilização importante, tendo em vista que pode ser usada na produção de carroças, móveis e outros elementos.

Características da Olmo

Árvore de grande porte, o olmo pode chegar a 30 metro de altura. As folhas da planta são ovais, alternas e dentadas, possuem uma cor verde e são ótimas opções para tratar determinados problemas de pele.

Olmo

Foto: depositphotos

Os frutos, por sua vez, são secos e alados. Já a casca do caule é grossa e só deve ser recolhida no último dia do mês que finaliza o inverno, para que seus aspectos e composições não sejam alterados e suas propriedades sejam preservadas.

Propriedades e benefícios da planta

  • Adstringente;
  • Diurética;
  • Sudorífera;
  • Tônica.

Diante das propriedades medicinais encontradas nas folhas e na casca do olmo, pode-se dizer que esta planta é uma opção viável para o tratamento de gota, reumatismo e dermatoses. Além disso, pode ajudar á eliminar os líquidos retidos no organismo e assim consegue retirar as toxinas existentes nesta retenção, deixando o corpo com um aspecto mais magro.

Indicada ainda para tonificar o organismo e suas funções, a árvore também pode ser usada no tratamento contra insônia, pois favorece o sono e tranquiliza as pertubações da mente.

Recomendações finais

É importante ressaltar que a utilização desta planta não deve ser feita sem o acompanhamento médico necessário, isso porque se auto medicar pode se tornar um problema grave, tanto quanto não procurar um tratamento acertado de acordo com a opinião de um especialista. Sendo assim, ao sentir que o seu organismo não está correspondendo com a normalidade, busque auxílio médico o mais rápido possível.

ATENÇÃO: Nosso conteúdo é apenas de caráter informativo. Todo procedimento deve ser acompanhado por um médico ou até mesmo ditado por este profissional.