Publicado por Redação

A planta conhecida como unha-gata é uma espécie que apresenta flores e pertence à família das fabaceae. A espécie, bastante presente em Portugal e nativa da região, apresenta-se em três variedades:

Ononis spinosa subsp. Marítima, que pode ser encontrada na região de Portugal e não é protegida pela legislação do local;
Ononis spinosa subsp. Spinosa, que pode ser encontrada em Portugal Continental, e também não se encontra protegida pela legislação;
Ononis spinosa subsp. Australis, também é encontrada em Portugal Continental e desprovida de proteção pela legislação.

Também conhecida popularmente como gatunha, gatinha, resta-boi, rilha-boi e unha-gata, a ononis é uma planta que pode ser usada para fins medicinais. A planta arbustiva espinhosa cresce em terrenos calcários e argilosos, em terrenos incultos, arrelvados, cursos de águas e margens de caminhos.

Normalmente as flores aparecem no período de abril a setembro, mas como são usadas as raízes, não se sabe a melhor época para colheita, sendo feita durante todo o ano.

Ononis (unha-gata)

Foto: Reprodução/ internet

Benefícios e propriedades da ononis

A planta atua como um excelente anti-inflamatório e diurético, e as partes usadas para estes fins são as raízes e os rizomas. Pode ser usada para o tratamento de cistite e também pedras nos rins. Não existe, entretanto, comprovações em torno dos benefícios da planta.

Seu consumo é feito na forma de chá, e pode ser usada ainda como desintoxicante, antisséptica e estimulante da atividade renal. Atua na prevenção e tratamento das pedras nos rins, no combate a infecções intestinais e das vias urinárias, no tratamento de gota e de inflamações.

Contraindicações e interações medicamentosas

Não foram encontradas contraindicações nem interações medicamentosas nas literaturas consultadas.

Atenção: existem muitas contradições nos estudos sobre a planta, de forma que não podemos afirmar com certeza os seus benefícios à saúde e suas propriedades medicinais. As informações foram reunidas de estudos encontrados a respeito da planta.

ATENÇÃO: Nosso conteúdo é apenas de caráter informativo. Todo procedimento deve ser acompanhado por um médico ou até mesmo ditado por este profissional.