Publicado por Redação

De nome originário do latim “rogai por nós”, o ora-pro-nobis (Pereskia aculeata) é uma planta pertencente à família das cactáceas, nativa do continente americano e encontrada facilmente na região Sudeste do Brasil. Reza a lenda que a planta foi batizada com este nome devido ao costume de ser colhida no quintal de uma igreja, no momento em que o padre dava início à reza final da missa da manhã.

Ora-pro-nobis

Foto: Reprodução

Também popularmente conhecida como lobrobó (ou lobrobô), orabrobó e oropronobis, esta hortaliça se desenvolve em vários tipos de solo e climas e pode ser usada como alimento, cerca viva e na ornamentação, nos trazendo múltiplos benefícios. Saiba mais sobre as propriedades e os benefícios proporcionados por esta planta.

Propriedades medicinais e benefícios do ora-pro-nobis

Conhecido como “carne dos pobres”, o ora-pro-nobis contém elevado valor nutricional, com proteínas (das folhas secas), vitaminas A, B e C; e minerais como ferro, cálcio e fósforo. Devido ao seu elevado teor nutricional, essa hortaliça contém propriedades medicinais, tais como tônico e depurativo do sangue. O chá preparado com as suas folhas é indicado para tratar cistite, úlceras, problemas de pele, processos inflamatórios e queimaduras.

Uso na culinária

O ora-pro-nobis é largamente utilizado na culinária, de vários jeitos atendendo aos diversos gostos. Secas e moídas, as folhas (única parte comestível da planta) do ora-pro-nobis são utilizadas no preparo de diversas receitas, em especial sopas, tortas, refogados e omeletes; muitas pessoas preferem consumir as folhas cruas nas saladas, junto com o prato principal. A planta também usada como mistura para enriquecer farinha, massas e pães. No estado de Minas Gerais, um prato tradicional é galinha caipira com ora-pro-nobis, sendo comumente servidos nas cidades históricas, como São João del-Rei, Tiradentes, Sabará e Diamantina.

Cerca viva

A estrutura em formato de arbusto do ora-pro-nobis, quando na idade adulta, transforma-se em uma ótima cerca viva, podendo ser utilizada tanto como quebra-vento quanto como barreira aos predadores.

Bela decoração

Além de poder ser utilizada na cura de diversos males, na culinária e na proteção como cerca viva, o ora-pro-nobis também exerce outra função: é um belo enfeite! A planta é repleta de flores pequenas, brancas com miolo alaranjado, perfumadas e ricas em pólen e néctar, servindo como um ornamento ao ambiente, ideal para decorar propriedades rurais, como fazendas e chácaras.

ATENÇÃO: Nosso conteúdo é apenas de caráter informativo. Todo procedimento deve ser acompanhado por um médico ou até mesmo ditado por este profissional.