Publicado por Redação

Muito usado como tempero para diversos pratos, o orégano também tem propriedades medicinais desconhecidas pela maioria das pessoas. Seu aroma e sabor também podem ser aproveitados na forma de chá. Com propriedades antioxidantes e antimicrobianas, seu chá é excelente como expectorante e diurético, por exemplo.

Orégano

Foto: Reprodução

Para que tomar o chá?

O chá de orégano pode ser usado para agir contra patógenos presentes nos alimentos, é um excelente estimulante das funções gástricas e biliares, sedativo, diurético, carminativo, emenagogo, diaforético, parasiticida, além de estimular o sistema nervoso e aliviar dores reumáticas. Alivia ainda dor de dente, inflamação nas gengivas e mucosas, dores de cabeça e irritabilidade, asma, má digestão, age como tônico capilar e estimulador de apetite.

Para inflamações, pode-se fazer compressas com folhas frescas amassadas. Além disso, seu óleo essencial, quando misturado à água de banho, é relaxante.

Eficaz contra insônia, estresse, cansaço nervoso, febres e celulites, o orégano ainda é bom para reduzir os efeitos da TPM como as cólicas menstruais, a dor de cabeça, de estômago e a retenção de líquidos. Também pode ser auxiliar no tratamento da AIDS e do câncer, uma vez que é um ótimo antioxidante.

Receita do chá

Para má digestão, prepare o chá com meio litro de água fervente e 10g de sumidades floridas. Para tratamento da asma, ferva 30g em um litro de água durante dez minutos e deixe esfriar. Em seguida coe, adoce com mel e beba.

Benefícios para os cabelos

Usada para tratar e eliminar a caspa, a loção pode ser feita com 30g de orégano e um litro de água. Coloque a água para ferver e adicione o orégano. Quando alcançar fervura, deixe por dez minutos. Coe e enxague os cabelos limpos com a mistura.

Orégano como tratamento de doenças

Existe uma pesquisa relacionada ao uso do chá de orégano para o tratamento de doenças. O estudo realizado pela Unifran revela que o ácido rosmanirico, presente no orégano, pode tratar o diabetes. Em testes, descobriram que o chá poderia reduzir o índice glicêmico, podendo ajudar no tipo 2 da doença.

Vinagre aromático para culinária

Usando o orégano como forma de tempero, a cultura grega desenvolveu um vinagre aromático com a erva, sendo uma excelente forma de temperar saladas.

Coloque em um vidro esterilizado um ou dois ramos de orégano fresco. Adicione duas xícaras, o equivalente a 480ml de vinagre branco ou de maçã e cubra completamente os ramos. Feche o vidro e deixe descansar por quinze dias. A solução deve ser agitada uma vez ao dia durante este período.

ATENÇÃO: Nosso conteúdo é apenas de caráter informativo. Todo procedimento deve ser acompanhado por um médico ou até mesmo ditado por este profissional.