Publicado por Redação

Cymbopogon martinii é o nome científico da planta mais conhecida por palmarosa. Pertencente a família das Poaceae, esta erva possui diversas propriedades benéficas ao corpo. Contudo, ela não pode ser utilizada de forma interna.

Por esta razão, é extraído um óleo essencial do broto das folhas desta planta, o qual carrega a maioria dos princípios ativos da rosha grass, nome pelo o qual a palmarosa também é chamada.

Ácido acético, citronela, ácido hidrociânico e vanilina, são alguns dos principais componentes desta planta. Junto a outras substâncias, a palmarosa consegue ser ideal para o tratamento de problemas nervosos, epidérmicos e digestivos.

palmarosa

Foto: reprodução/Wikipedia

Propriedades e benefícios da palmarosa

Esta planta possui diversas propriedades relacionadas ao bem-estar da pele, como adstringente, antisséptica, regeneradora celular, antifúngica, aromática, cicatrizante, bactericida e hidratante. Além destas, apresenta também outros efeitos a exemplo da ação calmante, febrífuga, estimulante, refrescante, relaxante, tônica e afrodisíaca.

Desta forma, trata-se de um remédio natural ideal para eliminar a acne, o ressecamento da pele, dermatites e micose. Atua como digestiva, pois estimula o processo de digestão dos alimentos, diarreias, gastrenterite, infecções intestinais e outros distúrbios que acometem o estômago. Outra grande contribuição da palmarosa é o combate à anorexia, doença grave que afeta muitas pessoas em todo o mundo.

Modo de utilizar

Como já foi dito anteriormente, esta planta não pode ser utilizada de forma interna. Portanto, a sua utilização fica restrita ao uso externo, em forma de pomada, creme hidratante, desodorante corporal ou óleo essencial. Neste último caso, por exemplo, pode ser aplicado como massagem, banhos, aromatização e escalda-pés.

Além de todos estes cuidados, é preciso atentar para uma outra restrição, tendo em vista que de nenhuma maneira a palmerosa pode ser usada durante a gravidez ou no período de amamentação. Crianças menores de 12 anos também devem evitar o contato com o produto.

ATENÇÃO: Nosso conteúdo é apenas de caráter informativo. Todo procedimento deve ser acompanhado por um médico ou até mesmo ditado por este profissional.