Publicado por Débora Silva

A pariparoba, de nome científico Pothomorphe umbellata, era conhecida como caapeba (kaa peba) pelos povos Tupi, sendo muito utilizada para fins medicinais. A pariparoba é um subarbusto ereto, perene, bastante ramificado, com cheiro mentolado e nativo de quase todo o território brasileiro. As partes utilizadas da planta são as folhas, a haste e a raiz. Devido às suas propriedades, a planta é utilizada na medicina caseira há séculos.

Pariparoba

Foto: Reprodução

Propriedades

A pariparoba possui propriedades antiblenorrágica, antimalárica, vermífuga e anti-inflamatória. O principal ativo da planta é o 4-nerolidilcatecol e ela possui óleo essencial, que pode ser extraído das folhas e utilizado na aromaterapia. A planta é antioxidante, protegendo o organismo da ação danosa dos radicais livres.

Benefícios

  • Possui ação diurética;
  • O sumo da raiz é utilizado para o tratamento de afecções do fígado;
  • Trata inchaços;
  • Auxilia em casos de anemia;
  • Ajuda no processo de digestão;
  • As folhas são utilizadas na forma de cataplasma no tratamento de furúnculos;
  • Auxilia em casos de dores de cabeça, na forma de chá ou a aplicação na forma de cataplasma no topo da cabeça;
  • Tratamento de queimaduras;
  • Ajuda no tratamento de afecções das vias urinárias e gástricas;
  • Auxilia na debilidade orgânica em geral, dores de estômago, azia, úlceras e epilepsia.

Proteção contra os raios solares

Além de ser muito conhecida na medicina popular por todos os benefícios anteriormente citados, a pariparoba é um aliado para a proteção da pele contra os raios ultravioleta. Pesquisas realizadas na Universidade de São Paulo (USP) indicaram que a planta contém um composto químico capaz de proteger a pele dos efeitos dos raios ultravioleta do tipo UVB. Os pesquisadores perceberam que a planta protege a pele dos efeitos imediatos e crônicos da radiação solar, bem como também da diminuição da elastina e do colágeno – duas proteínas essenciais para a pele.

Alguns ensaios mostraram que o principal ativo da pariparoba, o 4-nerolidilcatecol, ajuda a manter, na pele que recebeu radiação ultravioleta B, níveis normais de vitamina E, que evita o processo de oxidação das células. Além disso, o principal ativo impede o espessamento da epiderme e adia o envelhecimento.

Chá de pariparoba

Para preparar o chá de pariparoba, adicione duas colheres (sopa) da planta em um litro de água. Quando a água levantar fervura, apague o fogo. Tampe e deixe a solução abafada por cerca de 10 minutos. Após esse tempo, coe e beba. Beba de duas a três xícaras ao dia.

Precauções

O uso da pariparoba é contraindicado para mulheres gestantes e lactantes. Em alta dosagem, pode ter efeito contrário, aumentando o desconforto.