Publicado por Redação

Que o maracujá é excelente e proporciona diversos benefícios para o organismo, todo mundo sabe, afinal se trata de uma das frutas mais consumidas em todo o Brasil. O que nem todo mundo sabe é que a flor do maracujá também é tão benéfica quanto a própria fruta. O nome correto de chamar a flor do maracujá é passiflora, mas regionalmente pode ser conhecida também como maracujá-sylvestre ou flor-da-paixão. Utilizada para fins ornamentais – por ser uma flor de extrema beleza – a passiflora também possui diversas propriedades medicinais benéficas para o organismo humano.

Passiflora

Foto: Reprodução

Propriedades e ativos

As principais propriedades da flor passiflora são:

  • Antidepressivo;
  • Antiespasmódica;
  • Analgésica;
  • Calmante;
  • Hipotensora;
  • Relaxante;
  • Sedativa.

Ainda, a passiflora possui poucas calorias e é rica em Vitamina A, B e C, antioxidantes, cálcio, sódio, fibras, potássio e fósforo.

Benefícios e indicações

Assim como o maracujá, a passiflora é altamente calmante, por isso é indicada para pessoas que sofrem de depressão, nervosismo, ansiedade, síndrome do pânico, irritabilidade, déficit de atenção, estresse excessivo, insônia e outros males psicológicos ou psiquiátricos. Ela também reduz os níveis de hiperatividade em crianças e adolescentes.

Espasmos gastrintestinais – que sejam de origem nervosa – são também evitados e reduzidos com o consumo da passiflora. As mulheres que passam por TPM – Tensão Pré-Menstrual – críticas e de difícil controle são mais um grupo que se beneficia por essa magnífica flor, já que ela reduz a tensão e permite lidar com o momento menstrual de modo mais relaxado. Seu efeito analgésico também diminui dores em geral – dependendo da gravidade da dor – como cólicas menstruais e dores de cabeça.

O melhor de tudo é saber que você pode obter tudo isso sem precisar se preocupar com o ganho de peso, pois a passiflora é uma flor com baixíssimo índice calórico!

Consumo

Atualmente já se pode encontrar cápsulas de passiflora em diversas farmácias e lojas de produtos naturais. Nestes casos, siga sempre a orientação contida na bula. Caso você escolha comprar suas sementes ou folhas secas, o preparo deve ser feito do seguinte modo:

  • Sementes secas – Para cada 3g de sementes secas de passiflora ou maracujá, leve ao fogo 250ml de água filtrada e deixe ferver por 10 minutos. Coe e beba o chá duas vezes por dia.
  • Folhas secas – Para cada 15g de folhas de passiflora ou maracujá, leve ao fogo 250ml de água filtrada, deixando ferver também por 10 minutos. Coe e beba o chá ao longo da tarde.

Efeitos colaterais e contra indicações

Assim como o maracujá e qualquer outro calmante, o consumo excessivo de passiflora pode provocar sonolência excessiva, além de causar distúrbios visuais. Seu consumo é contra indicado para gestantes, lactantes e pessoas que sofram de hipotensão arterial.

ATENÇÃO: Nosso conteúdo é apenas de caráter informativo. Todo procedimento deve ser acompanhado por um médico ou até mesmo ditado por este profissional.