Publicado por Redação

Paeonia officinalis, ou simplesmente peônia, é uma planta que envolve algumas espécies medicinais. São elas a Paeonia lactiflora, Paeonia albiflora e Paeonia suffruticosa, todas pertencentes à família das Paeoniaceae.

De flores grandes e perfumadas, as cores da peônia são muito variadas, assim como o formato. Algumas variedades são resultantes de seleções e hibridizações que são feitas, principalmente, na China.

Cultivo

A propagação deve ser feita por meio de sementes, enxertia ou divisão dos rizomas. Para que dure mais tempo, remova sempre a maior parte das folhas e corte cerca de 1 centímetro de sua haste, mas na diagonal. Coloque em um vaso limpo com água e continue a cortar as hastes diariamente para que bebam água corretamente.

Propriedades e benefícios da peônia

A planta pode ser usada para o tratamento da amenorreia, anemia, dores comuns, coágulos no sangue e dismenorreia. Possui esses benefícios devido às suas ações como adstringente, vasodilatador, tônico sanguíneo, sedativo, imune estimulante, hepato-protetor, hipotensor, emenagogo, diurético, antiespasmódico, antisséptico, anti-inflamatório, entre outros.

Ajuda ainda no tratamento da infertilidade feminina, melhora a congestão sanguínea depois de danos traumáticos além de reduzir a tensão muscular e estimular os músculos uterinos. Ajuda no tratamento da epilepsia, sendo usada para este fim desde a época de Hipócrates (470-377 a.C.), sendo que suas sementes, inclusive, eram usadas para fazer um colar com o intuito de repelir essa doença.

Peônia

Foto: Pixabay

Atenção

A planta, apesar de benéfica, não tem comprovações de seus benefícios em humanos, assim como não foi determinada a segurança e eficácia. Antes de optar por usar, consulte um médico.

Receita do chá

Para o preparo são usadas as folhas e os brotos encontrados em lojas de produtos naturais. Nestes locais, inclusive, você pode consultar as instruções de preparo, mas apresentamos aqui uma sugestão:

Ingredientes:

– 1 litro de água
– 6 colheres de chá rasas da erva

Modo de preparo:

Em um recipiente, coloque a erva e reserve. Em seguida, coloque a água em outro recipiente e leve ao fogo. Quando começar a ferver, desligue e jogue a água sobre a erva. Tampe e deixe descansar por um período em torno de 4 a 7 minutos. Depois disso, coe e consuma no mesmo dia.

ATENÇÃO: Nosso conteúdo é apenas de caráter informativo. Todo procedimento deve ser acompanhado por um médico ou até mesmo ditado por este profissional.