Publicado por Redação

O pinheiro-silvestre (Pinus sylvestris) é uma planta aliada contra as infecções que acometem o sistema respiratório. Tem como origem a região euro-asiática e é uma árvore de tamanho grande, variando de 10 a 30 metros de altura. As folhas são aciculadas, rígidas e de cor verde azulada, ainda possui inflorescências masculinas de cor de enxofre e as femininas são as pinhas ou cones.

Sua composição se destaca por ter um conteúdo de óleo essencial, princípios amargos , resina e vitaminas. E pode ser usada em vapores, elaborados com as partes da planta secas, trituradas e utilizadas em forma de infusão. Além disso, pode ser encontrada em cápsulas, e para aplicação externa existem pomadas e géis. Os produtos feitos à base do pinheiro-silvestre podem ser adquiridos em farmácias de manipulação ou em lojas especializadas em mercadorias naturais.

Quando deve ser feito o uso do pinheiro-silvestre?

Esta planta possui diversas propriedades, entre elas estão a de expectorante, antisséptica, mucolítica, broncodilatadora e antimicrobiana. Por apresentar essas ações, o pinheiro-silvestre é um excelente remédio para combater infecções respiratórias, aliviando resfriados, bronquite, sinusite, faringite e rouquidão, e para acalmar a tosse seca e irritativa.

Pinheiro-silvestre

Foto: Reprodução/ internet

Já o óleo essencial, também presente na planta, atua sobre o epitélio bronquial e exerce um efeito irritante, aumentando a produção de secreções bronquiais e facilitando a expectoração dessas substâncias. Também detém o poder de tratar infecções urinárias, como é o caso da cistite. Além de todas essas ações benéficas à saúde humana, o uso externo, de produtos provindos dessa árvore, é capaz de desinflamar e acalmar as dores reumáticas.

Formas de usar o pinheiro-silvestre

Para tratar problemas respiratórios

Se você pretende usar essa planta com a finalidade de tratar infecções respiratórias, duas dicas podem ser levadas em consideração. A primeira delas é feita com um chá de pinheiro-silvestre. Utilize duas colheres de sopa da planta em um litro de água e leve ao fogo. Espere ferver,  quando estiver pronto coloque a cabeça sobre o recipiente e inale os vapores.

A outras forma é utilizando gotas do óleo essencial. Para isso, é necessário colocar apenas duas gotas de óleo de pinheiro-silvestre em um litro de água fervente. Depois inale os vapores, durante 10 minutos.

Para aliviar dores reumáticas

Os banhos feitos a partir da decocção com um punhado de brotos ou algumas gotas da essência da planta, em dois litros de água, são um excelente remédio para eliminar as dores provocadas pelo reumatismo. Deixe a mistura ferver por meia hora e a despeje dentro de um recipiente. Mergulhe as partes afetadas e aproveite os resultados em um breve período.

Precauções e efeitos colaterais para o uso do pinheiro-silvestre

Quem faz o uso dos tratamentos à base desta planta deve se certificar que não tem alergia a ela, pois esse pode ser um dos efeitos colaterais causados por esse remédio caseiro. Além disso, mulheres grávidas ou em períodos de amamentação, crianças com idade inferior à 6 anos e pessoas que possuem asma, não devem usar as infusões e nem tomar banho com os elementos dessa árvore.

ATENÇÃO: Nosso conteúdo é apenas de caráter informativo. Todo procedimento deve ser acompanhado por um médico ou até mesmo ditado por este profissional.