Publicado por Redação

Desde a Idade Média a planta Amor Perfeito é conhecida por dar belas flores com cores que podem variar entre amarelo, violeta, azul ou mista. No entanto, além de seu belo nome e das qualidades ornamentais e decorativas, a planta também traz diversas propriedades medicinais benéficas para o organismo de quem a consome.

Planta amor perfeito

Foto: Reprodução

Os benefícios e propriedades da planta Amor Perfeito

A planta Amor Perfeito possui propriedades calmantes, anti-inflamatórias, antipiréticas e imunoestimulantes, e seus princípios ativos são mucilagem, saponina e componentes do ácido salicílico. Assim, são excelentes opções para tratar ou auxiliar no tratamento de problemas de pele, como lepra, dermatite de fraldas, dermatite seborréica infantil, acnes e espinhas, além de reumatismo, tosse seca, dores de cabeça relacionadas à hipertensão, infecções gripais, febre e reumatismo.

A mucilagem é capaz de proteger o organismo de germes e bactérias nocivos. As saponinas são responsáveis por fortalecer de maneira indireta o sistema imunológico, ajudando-o a absorver outros nutrientes. O ácido salicílico, por sua vez, é o responsável por reduzir a febre, encarregar-se das propriedades anti-inflamatórias e aliviar dores, servindo como um tipo de analgésico.

Como utilizar o amor perfeito

Para o tratamento de tosse seca ou inflamações de garganta, é recomendado utilizar a planta amor perfeito para gargarejos. Ferva as pétalas com água durante 5 minutos, então desligue e espere esfriar para fazer o gargarejo.

Já para quem sofre de dores de cabeça, febre, infecções gripais e outros males internos, devem-se consumir o chá de amor perfeito através da infusão. Leve ao fogo uma chaleira com um litro de água e cinco pétalas de amor perfeito – ou duas colheres de chá – e deixe ferver por dez minutos. Ao terminar a fervura, tampe a chaleira e deixe o chá descansar até que a temperatura amorne. Então, adoce a gosto e consuma-o duas vezes por dia. Se sofrer de insônia ou ansiedade e desejar usufruir de suas propriedades calmantes para ter uma boa noite de sono, ele pode ser consumido uma hora antes de se deitar.

Reações adversas

Embora tenha acontecido de forma muito rara e esporádica, foi relatado que o excesso de consumo do chá de amor perfeito pode causar como efeito colateral algumas reações alérgicas na pele. Neste caso, basta interromper o uso do chá para que a pele volte ao normal, se não melhorar procure imediatamente ajuda médica.

ATENÇÃO: Nosso conteúdo é apenas de caráter informativo. Todo procedimento deve ser acompanhado por um médico ou até mesmo ditado por este profissional.